sábado, julho 19, 2025
22.9 C
Vitória
sábado, julho 19, 2025
sábado, julho 19, 2025

Leia Também:

Vaga de Pimentel no Tribunal de Contas tem sete concorrentes

Três auditores concursados do próprio Tribunal de Contas (TCE), um economista, um advogado e dois deputados estaduais são os inscritos para ocupar a vaga do órgão aberta com a aposentadoria do conselheiro José Antônio Pimentel, afastado do cargo pela Justiça.

O prazo de inscrição, que seria encerrado nesta sexta-feira (27), foi prorrogado por 72 horas, para análise de toda a documentação e apreciação de recursos.   

A seleção de um dos seis será feita pela Assembleia Legislativa, em três sessões plenárias, a partir do mês de agosto, devendo ser referendada pelo governador Paulo Hartung (MDB), que articula a indicação de seu líder no Legislativo, Rodrigo Coelho (PDT), que conta com o apoio de 23 dos 30 parlamentares. 

A vaga no TCE é sempre cercada de articulações políticas, que aumentam nesse período, em que o governador se prepara para encerrar sua carreira política.

O mercado sinaliza articulação do Palácio Anchieta, com a participação do presidente da Assembleia, Erick Musso (PRB), a fim de garantir a vaga para o líder do governo. O deputado Dary Pagung (PRP), da base governista, também se inscreveu. 

A novidade, desta feita, é a indicação do deputado Sergio Majeski (PSB), que inscreveu três auditores concursados do próprio Tribunal, dentro do seu projeto de acabar com as indicações políticas para o cargo. Estão inscritos os auditores Alexsander Binda Alves, Holdar de Barros Figueira Netto e Odilson Souza Barbosa Júnior. 

Os deputados Da Vitória (PPS) e Rafael Favatto (Patriota) apresentaram o nome do advogado Marco Antonio da Silva. Já o deputado Euclério Sampaio (PSDC) inscreveu o economista Jaberval Freire Júnior, que, segundo ele, tem experiência na área administrativa.

O deputado Majeski é o autor do projeto de decreto legislativo que estabelece novos critérios para limitar a indicação de pessoas que tenham relação recente, próxima ou de parentesco com políticos, agentes públicos, governos e governantes.

“Quem deveria fiscalizar as contas do governo, prefeituras e de todos os ordenadores de despesas acaba tendo o trabalho afetado por conta do relacionamento, que gera parcialidade. A imparcialidade e a independência são fundamentais nesse processo. É isso que buscamos ao propor a nomeação de técnicos”, destaca Majeski.  

O conselheiro José Antônio Pimentel, aliado do governador Paulo Hartung, foi afastado do cargo depois de se tornar réu em processo que apura desvio de verbas e lavagem de dinheiro público. Aposentou-se neste mês, percebendo proventos integrais. 

Desde que foi oficializada a abertura da vaga de Pimentel, a Assembleia Legislativa começou a se movimentar, surgindo entre os deputados várias candidaturas, sendo as mais destacadas as dos deputados Marcelo Santos (PDT), Dary Pagung e Rodrigo Coelho. A escolha, entre os parlamentares, recaiu sobre Rodrigo Coelho, sinalizando a interferência do governador Paulo Hartung.   

Mais Lidas