Segunda, 06 Mai 2024

Vaga no TCES vai à pauta do Colégio de Líderes da Assembleia nesta terça

Vaga no TCES vai à pauta do Colégio de Líderes da Assembleia nesta terça
A escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado será um dos temas da reunião do Colégio de Líderes da Assembleia. A reunião, convocada na sessão ordinária desta segunda-feira (19) pelo presidente da Casa Theodorico Ferraço (DEM), acontecerá nesta terça (20), a partir das 12 horas na sala da presidência da Casa. 
 
Como o deputado Sérgio Borges (PMDB) é um dos candidatos a conselheiro, o deputado Atayde Armani (DEM) assumiu a presidência da Comissão de Finanças no lugar do peemedebista nesta segunda. Apesar de dar início ao processo de escolha, tudo indica que o assunto andará a passos lentos na Assembleia, já que serão 22 candidatos ao cargo e caberá à Comissão analisar todos os documentos e realizar sabatinas com todos os candidatos inscritos. 
 
Ao falar sobre a reunião do Colégio de Líderes, que debaterá o assunto, Ferraço sugeriu que a Comissão faça reuniões extraordinárias para dar celeridade aos trabalhos. Já o deputado Gilsinho Lopes (PR) propões a distribuição dos processos entre os sete membros da comissão para acelerar a análise da documentação. 
 
Além de Sérgio Borges, também disputam a vaga os deputados Claudio Vereza (PT), Paulo Roberto (PMDB) e Dary Pagung (PRP). Eles vão disputar a vaga com 18 candidatos de fora da Assembleia. 
 
Concorrem à vaga de conselheiro além dos deputados Tânia Maria Pires e Pinho, advogada; Carlos Roberto Bianchi, contador e auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas; Deusvaldo Resplande de Carvalho, contador e perito criminal federal; Rodrigo da Rocha Rodrigues, advogado e procurador do IPAJM-ES; Ivan de Almeida Ferreira Junior, procurador Federal; João Luiz Cota Lovati, auditor do Tribunal de Contas –ES; Marilene Alves Ferreira, advogada; Luiz Guilherme Vieira, advogado e controlador de Recursos Públicos do TC-ES; Renato Ferraz Martins, advogado e auditor de Controle Externo do TC-ES; João Alfredo de Souza Ramos, contador; Alba Soares de Aguiar, advogada; Walcir Gonçalves da Silva, contador; Márcia Jaccoud Freitas, auditora do TC-ES; Walter Conde Filho, economista; Fernandes Almeida, auditor da Receita Estadual, Jeferson Luiz Alves, contador; Luiz Renato Azevedo da Silveira, promotor de Justiça e Marco Antonio da Silva, auditor do Tribunal de Contas-ES.
 
Os requisitos para concorrer à vaga decorrente da aposentadoria do conselheiro Marcos Miranda Madureira, que completou 70 anos no último dia 29 de maio, estão previstos nos termos do artigo 74, § 1º da Constituição Estadual. 
 
O candidato apto à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas será sabatinado pela Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tomada de Contas da Ales. Após a sabatina, o Plenário, que é soberano, decidirá quem fica com a vaga do TCE.
 
Também estão na pauta do encontro do Colégio de Líderes as placas dos carros oficiais dos deputados e o projeto de criação do Fundo de Desenvolvimento dos Municípios, que foi baixado de pauta no plenário. Nessa segunda, o governador se reúne com os deputados para explicar o projeto, já que para alguns a proposta do Executivo visa a retirar o poder de barganha dos deputados entre a base e o governo.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/