Sábado, 27 Abril 2024

Vereadora cobra ações para a população negra em Vitória

karlacoser_plenario_cmv_redessociais Redes Sociais

A vereadora de Vitória Karla Coser (PT) encaminhou um requerimento de informação à gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos), cobrando ações com foco na população negra. O envio do documento foi motivado pelo novembro negro, em alusão ao Dia da Consciência Negra, e devido a demandas apontadas constantemente, mas até hoje sem respostas da prefeitura.

Os questionamentos são se há previsão de nomeação de um coordenador de Promoção de Igualdade Racial e o motivo de ninguém ter sido nomeado ainda; quando o Núcleo Afro Odomodê voltará a funcionar; e se a Lei 10.639 tem sido colocada em prática na rede municipal de ensino. A lei prevê o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino fundamental e médio.

Karla também solicita ao secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Marcelo Pinto Rodrigues, informações sobre quais ações já foram efetivadas pela gestão e se há outras em planejamento.

O Núcleo Afro Odomodê, no Morro do Quadro, encerrou momentaneamente suas atividades em outubro, deixando principalmente os jovens da comunidade indignados com a situação. A justificativa foi que a Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela gestão acabou. Já há outra para assumir, mas faltava contratar os funcionários que irão atuar no equipamento. O processo seletivo está em andamento. Foram abertas vagas para assistente social, assistente administrativo e orientador social.

Diante do enceramento das atividades, jovens do Morro do Quadro lamentaram, já que o equipamento é um espaço de referência para eles, um local onde aprendiam sobre políticas públicas de juventude, enfrentamento ao racismo, participavam de diálogos formativos e oficinas. O Odomodê foi criado na gestão do então prefeito João Coser (PT), sendo o primeiro equipamento voltado especificamente para a juventude negra.

Quanto à nomeação de um coordenador de Promoção de Igualdade Racial, não é a primeira vez que a gestão de Pazolini é questionada por ainda não a ter efetivado. Em junho de 2021, a vereadora Camila Valadão (Psol) enviou uma indicação ao Executivo cobrando a imediata recomposição da Coordenação de Políticas dos Direitos da População Negra.

"A figura do coordenador é imprescindível, visto que as articulações, bem como todo o planejamento e execução dos serviços que são capitaneados por essas coordenações, alcançam as vítimas de violência, como a da população negra e as mulheres vítimas de violência, além de movimentarem a rede de proteção", apontou o documento na ocasião.

Juventude do Morro do Quadro critica fechamento do Núcleo Afro Odomodê

Contrato de organização responsável pela gestão acabou e prefeitura de Vitória ainda não informou previsão de retorno
https://www.seculodiario.com.br/cultura/juventude-do-morro-do-quadro-lamenta-fechamento-do-nucleo-afro-odomode

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/