Karla Coser, Professor Jocelino, Açucena e Rafael Primo vão tentar vagas de deputado

Quatro vereadores com mandatos nos principais municípios da Grande Vitória estão entre as apostas do Partido dos Trabalhadores (PT) para as eleições de 2026 – conforme já citado pelo presidente da sigla no Estado, o deputado estadual João Coser. Karla Coser e Professor Jocelino, da Capital, e Açucena, de Cariacica, são pré-candidatos para cadeiras da Assembleia Legislativa (Ales). Já Rafael Primo, de Vila Velha, deverá tentar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Nas eleições deste ano, o PT deixará pelo menos três vagas em aberto. Iriny Lopes e João Coser, com cadeiras na Ales, estão se colocando como pré-candidatos a deputado federal. O deputado federal Helder Salomão também não vai tentar se reeleger, em nome de uma candidatura ao Governo do Estado.
Nesse cenário, quem mais tende a se beneficiar é Karla Coser. Vereadora campeã de votos em 2024, ela deverá herdar o capital político do pai, João, que foi o terceiro deputado estadual mais votado em 2022. Karla participou de duas eleições até agora, ambas como candidata a vereadora, e ainda não perdeu nenhuma. Advogada de formação, teve participação menor em movimentos sociais antes de assumir mandato parlamentar.
Karla acabou de voltar de licença-maternidade para o seu mandato na Câmara de Vitória, onde tem se destacado pela postura combativa em relação à gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), pré-candidato a governador.
Professor Jocelino tem trajetória em campanhas eleitorais semelhante à de Karla Coser. A diferença é que, apesar de ter sido bem votado para vereador de Vitória em 2020, sua primeira experiência, teve que se contentar com a suplência. Em compensação, em 2024, foi o sexto vereador mais votado da Capital. Pedagogo e ativista social no Morro da Piedade – é presidente da escola de samba Unidos da Piedade –, Jocelino tem entre as suas bandeiras principais a luta por maior representativa negra e periférica na política.
Ao contrário de Karla Coser, ele mantém relação cordial com Pazolini, desde os tempos em que o parlamentar era conselheiro tutelar e o prefeito atuava na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Jocelino, não raro, aparece em eventos oficiais da prefeitura, e já recebeu elogios do prefeito, que o considera como um exemplo de alguém que consegue manter “convivência entre adversários”.
A jovem Açucena, por sua vez, foi eleita vereadora em Cariacica aos 25 anos, com 2,6 mil votos, em sua primeira experiência eleitoral, em 2024. Enfermeira, filha de militantes, ela é a primeira mulher filiada ao PT que conseguiu chegar ao legislativo do município e a única representante feminina na Câmara na legislatura que se iniciou em 2025.
Açucena tem se destacado por fazer oposição firme à gestão do prefeito Euclério Sampaio (MDB), que inclusive já fez críticas públicas à vereadora. Ela também tem sido alvo de perseguição política na Câmara, incluindo abertura de processos de impeachment contra ela por figuras de extrema direita.
Dos quatro vereadores, Rafael Primo é o que tem maior experiência em eleições. Ele foi candidato a deputado estadual em 2018 pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e a prefeito de Vila Velha em 2020 pela Rede Sustentabilidade, antes de ser eleito vereador vila-velhense em 2024, com 1,7 mil votos.
Rafael Primo tem formação em Administração, tendo atuado tanto no setor privado quanto em órgãos públicos. Na Câmara, tem feito oposição à gestão de Arnaldinho Borgo (PSDB), prefeito que tem ligações com o grupo do governador Renato Casagrande (PSB), do qual o PT ainda faz parte.
Lista extensa
Neste ano, os petistas articulam junto à Federação Brasil da Esperança (PT, PcdoB e PV) uma candidatura própria para governador, com Helder Salomão, para dar palanque ao presidente Lula, candidato à reeleição. A lista de pré-candidatos a deputados federal e estadual também é extensa, de acordo com João Coser.
“Na verdade, vamos precisar cortar nomes para conseguir fechar nos 31 candidatos a deputado estadual. Há 20 anos que isso não acontecia no PT, de ter tantos pessoas querendo disputar as eleições, tem sido uma surpresa muito positiva”, comemorou Coser, em entrevista para Século Diário no ano passado.

