Terça, 30 Abril 2024

Vereadores se unem para garantir maior piso salarial do magistério em Vitória

Vereadores se unem para garantir maior piso salarial do magistério em Vitória

Os vereadores de Vitória Roberto Martins (PTB), Davi Esmael (PSB) e Mazinho dos Anjos (PSD) estão empenhados contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pela Prefeitura de Vitória parar derrubar a Emenda à Lei Orgânica 71/2019. De autoria de Martins, a emenda estabelece que o piso dos professores do município seja 50% maior do que o piso nacional da categoria.



O julgamento da ação seria realizado nesta quinta-feira (6), mas foi adiado para a próxima quinta (13), às 14 horas, a pedido dos Professores Associados pela Democracia em Vitória (PAD Vix). Na próxima segunda-feira (10), os três vereadores estarão reunidos para definir a melhor forma de encaminhar a defesa.  



Segundo Roberto Martins, o resultado desse julgamento será uma decisão liminar, ou seja, poderá ser alterada até o fim do processo. Antes da decisão final, a Procuradoria da Câmara Municipal ainda deverá se manifestar. 



"É um absurdo que a prefeitura não reconheça a participação popular durante toda a luta pela aprovação desse piso. A Emenda 71/2019 não nasceu somente da minha iniciativa, mas é resultado de um trabalho em conjunto com toda a categoria", disse o vereador. Ele acrescentou que com essa posição contrária, a prefeitura ignora as demandas dos seus próprios cidadãos. 



O novo piso foi aprovado por unanimidade na Câmara após passar por dois turnos, com última votação em dezembro de 2019, e atinge 4.732 professores da rede municipal. A proposta estabelece um  salário 50% maior do que os R$ 2.557,00 do piso nacional para 40 horas semanais de trabalho, subindo para R$ 3,8 mil.


"Espero muito que tanto a decisão liminar, quanto a final sejam favoráveis ao magistério e à Educação", ressaltou o vereador.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/