terça-feira, janeiro 27, 2026
30.9 C
Vitória
terça-feira, janeiro 27, 2026
terça-feira, janeiro 27, 2026

Leia Também:

Vice-prefeito é confirmado como novo secretário de Educação de Cachoeiro

“Gerente-geral” da gestão, Júnior Corrêa acumulará funções em uma pasta complexa

Lucas Schuina

O vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), Júnior Corrêa (Novo), foi nomeado como secretário municipal de Educação, conforme publicação do Diário Oficial do Município nesta terça-feira (27). A mudança já era dada como certa nas últimas semanas.

Celeida Chamão, que chefiava a pasta até então, continua na gestão do prefeito Theodorico Ferraço (PP), agora como assessora especial de Governo, com lotação original na Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov). Curiosamente, conforme o Diário Oficial, Celeida foi designada para exercer suas funções “vinculada à Secretaria Municipal de Gestão Especial”, a antiga pasta de Júnior Corrêa, e com atribuições voltadas para a área da Educação.

Com a troca, sai uma pessoa com perfil técnico para dar lugar a um nome com atuação mais política. Júnior Corrêa tem licenciatura em História e formação em Tecnologia em Gastronomia, tendo experiência profissional na empresa da família, a Cofril. De 2021 a 2024, foi vereador de Cachoeiro. No último ano eleitoral, chegou a anunciar que largaria tudo para se tornar padre, mas depois acabou voltando atrás.

Celeida Chamão, por sua vez, é pedagoga com especialização em Psicopedagogia. Foi superintendente estadual de Educação na regional de Cachoeiro de 2014 a 2017 e 2019 a 2023. Em 2024, foi candidata a vereadora pelo Progressistas (PP), ganhando 277 votos.

Apesar da exoneração de Júnior Corrêa do cargo de secretário de Gestão Especial, não foi designado um novo chefe para a pasta por enquanto. Entre os cotados estariam o controlador-geral do município, Fernando Moura, e o diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), Vilson Coelho.

Na verdade, a Secretaria Municipal de Gestão Especial foi criada à medida para Júnior Corrêa, considerado pelo prefeito Theodorico Ferraço (PP) como um “gerente-geral” na administração. O vice-prefeito já assumiu a titularidade do mandato durante três licenças tiradas por Ferraço. Se isso ocorrer uma quarta vez, o que não seria nenhuma surpresa, Corrêa terá que conciliar as demandas específicas de uma secretaria complexa como a de Educação com o comando da administração municipal como um todo – o que pode indicar uma dificuldade da gestão em delegar funções.

Mais Lidas