Sábado, 04 Mai 2024

Vidigal está cada vez mais distante de um acordo com palanque de Magno Malta

Vidigal está cada vez mais distante de um acordo com palanque de Magno Malta
A aliança entre PDT e PR, que marca a história recente dos dois partidos no Estado, não deve se repetir para a eleição estadual. Com a maioria dos partidos no palanque de reeleição do governador Renato Casagrande, o senador Magno Malta (PR) esperava contar com apoio do aliado e amigo Sérgio Vidigal (PDT), mas a prioridade do ex-prefeito da Serra na construção de uma chapa proporcional forte pode dificultar essa aliança. 
 
A composição com o PR e o PSC seria interessante para Vidigal, mas a possibilidade de a deputada federal Lauriete não disputar a eleição, se Magno Malta concorrer a um cargo majoritário, enfraquece a chapa proporcional dos dois partidos. 
 
Vidigal precisa encontrar um palanque que acomode seu peso eleitoral e isso requer muita conversa. O peso político do ex-prefeito torna o PDT um partido de difícil articulação. Sua eleição estaria garantida, mas em chapas sem nomes fortes, não puxaria ninguém; já em chapas muito pesadas, dividiria o voto de voto de forma nada interessante. 
 
O PDT teve o aval da nacional para dialogar com o palanque palaciano sobre a possibilidade de ocupar a vice na chapa de Casagrande. Vidigal, porém, tem como meta a eleição proporcional. Em 2010, o partido elegeu três deputados federais, perde dois com a criação do Solidariedade e o Pros. Na Assembleia, elegeu três deputados e ganhou mais um, assumindo a suplência, com as eleições de 2012.
 
Já o senador Magno Malta tem dificuldade em erguer um palanque de oposição no Estado, já que o palanque palaciano vem repetindo o esquema de unanimidade que sobressaiu em 2010. Nem mesmo os dois principais caciques do PMDB, o ex-governador Paulo Hartung e o senador Ricardo Ferraço, estão conseguindo fazer com que as forças políticas, incluindo as do próprio partido, desembarguem da candidatura à reeleição do governador Renato Casagrande. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/