domingo, outubro 19, 2025
21.9 C
Vitória
domingo, outubro 19, 2025
domingo, outubro 19, 2025

Leia Também:

Vidigal reforça apoio a candidatura de Ricardo Ferraço a governador

PDT realizou evento de “prestação de contas”; ex-prefeito quer consolidar filho como candidato

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou, na noite dessa quinta-feira (16), na Chácara Flora, na Serra, um evento de “prestação de contas” dos primeiros nove meses de mandato do prefeito Weverson Meirelles. Mas a iniciativa serviu, principalmente, para reforçar que o PDT – e sua principal liderança no Espírito Santo, Sergio Vidigal – seguem firmes na construção da candidatura de Ricardo Ferraço (MDB) para governador no ano que vem.

“Mas é por amor aos nossos filhos, por amor a nossa cidade, que a gente acompanha o governador Renato Casagrande [PSB] naquilo que ele está apresentando para poder substituí-lo, que é o nosso vice-governador Ricardo Ferraço”, discursou. O ex-prefeito lembrou que, na sua primeira candidatura na disputa majoritária da Serra, recebeu o apoio de Ferraço, então presidente da Assembleia Legislativa.

O próprio Sérgio Vidigal era colocado por Renato Casagrande como um dos possíveis candidatos à sucessão pelo grupo governista. Entretanto, Ricardo Ferraço sempre teve a preferência. Ao decidir deixar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, em julho, Vidigal demarcou que não tinha grandes pretensões eleitorais para 2026. Atualmente, seu esforço está direcionado a pavimentar a candidatura de seu filho, Serginho Vidigal para deputado federal. Hoje no PDT, Serginho pode concorrer por outra legenda. Ele se reuniu na semana passada com lideranças da superfederação União Progressista (UP), depois de ter a porta fechada no PSB por pré-candidatos já declarados.

Serginho, Ricardo Ferraço, Weverson Meireles e Sergio Vidigal. Foto: Divulgação

O evento de “prestação de contas” aconteceu em um contexto de turbulência política na Serra. Quatro vereadores foram afastados do mandato devido a denúncias de corrupção. Entre eles estão Saulinho da Academia e Teilton Valim, ambos do PDT. Os dois foram os candidatos a vereador da Serra mais votados em 2024, e eram cotados como possíveis “puxadores de votos” na disputa para cadeiras da Assembleia em 2026.

Como o escândalo pode abalar diretamente as pretensões eleitorais do PDT, cogitou-se a possibilidade de Serginho alterar a rota e ser tornar candidato a deputado estadual, até por conta da necessidade de o partido se fortalecer no Estado novamente. Mas, ao que tudo indica, os planos seguem os mesmos, ao menos por enquanto.

Para Ricardo Ferraço, a reafirmação de apoio por parte de Sérgio Vidigal garante a presença de um cabo-eleitoral importante na Serra, maior colégio eleitoral do Espírito Santo. Com outros apoios importantes também garantidos, como o de Euclério Sampaio (MDB) – prefeito de Cariacica e pré-candidato a senador, a candidatura de Ferraço fica cada dia mais sólida – apesar de o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), também desejar se candidatar a governador com o aval de Casagrande.

Também marcaram presença no evento do PDT o deputado estadual Fábio Duarte (Rede) e o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Givaldo Vieira (PSB), ambos ex-vereadores da Serra. Duarte já circulou com Audifax Barcelos (PP), no polo político oposto ao de Vidigal, mas está alinhado o líder do PDT. Givaldo, por sua vez, já foi vice-governador ao lado de Casagrande e deputado federal, mas amargou derrotas nas duas últimas eleições.

Mais Lidas