Quinta, 02 Mai 2024

Visita de presidenciáveis ao Estado dará sinalização sobre postura de Casagrande

Visita de presidenciáveis ao Estado dará sinalização sobre postura de Casagrande
O presidente do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, vem ao Espírito Santo na próxima segunda-feira (14), para um seminário. No domingo, porém, ele faz uma visita à quadra da Escola de Samba Unidos da Piedade, no Centro de Vitória. 
 
Campos veio ao Estado no Carnaval de Vitória, em fevereiro passado, prestigiou o evento ao lado do governador Renato Casagrande, e deve ter percebido aí um espaço para transitar entre os eleitores e se tornar conhecido fora do Nordeste, de preferência no Estado governado por um correligionário.
 
Mas o governador de Pernambuco não é o único presidenciável a aparecer no Estado este mês. A presidente Dilma Rousseff reconhece que está em falta com os capixabas e quer vir ao Estado ainda em outubro. Com a mudança no cenário nacional para a eleição do próximo ano, a visita de Dilma se torna imprescindível.
 
Dilma segue em primeiro na corrida eleitoral, mas a configuração que vem se desenhando para a disputa presidencial deve aquecer a disputa, tornando os colégios eleitorais menores, como o do Espírito Santo, que tem apenas 2,6 milhões de eleitores, um reduto a ser disputado. 
 
Até porque Marina Silva, que pode ser a vice de Campos em 2014, venceu a disputa em 2010 em Vitória e Vila Velha. O PT de Dilma nunca teve um grande desempenho eleitoral no Estado, mas se comparado aos demais colégios eleitorais, o Espírito Santo não tem um peso eleitoral que preocupasse o partido. 
 
Mas o que vai chamar a atenção do mercado político com essas visitas vai ser a postura do anfitrião. O governador Renato Casagrande vem tentando manter unido o grupo que o elegeu em 2010, tendo como núcleo político a tríade com PSB, PT e PMDB. 
 
Nesse sentido, quer manter a neutralidade para a disputa presidencial, mas vem recebendo pressão tanto do PSB, para que abrace a candidatura do correligionário, quanto do PT, para que se posicione em favor de Dilma. Com a vinda dos presidenciáveis, a postura do governador capixaba pode dar sinais de como vai driblar o jogo nacional para garantir um palanque amplo para sua reeleição.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/