Terça, 14 Mai 2024

Vitória de Fiorot mostra que Mateusão perdeu força política em Pedro Canário

Vitória de Fiorot mostra que Mateusão perdeu força política em Pedro Canário
A vitória do candidato Antônio Wilson Fiorot (PSB) nas eleições suplementares de Pedro Canário, no norte do Estado mostra como mudou a realidade política no município. Fiorot obteve 46,35% dos votos válidos, batendo com folga seu principal adversário, Gildenê Pereira dos Santos, o Gil da Saúde, (PR) que conquistou 25,4% dos votos. Logo atrás veio Marcos Robério, o Binho, (PMDB), com 20,53%; e Ronaldo Feliciano (PSOL), com 8,09%.
 
O resultado da eleição suplementar também demonstra a queda na influência do ex-prefeito do município, Mateuzão, em transferir votos para o candidato que apoia. Neste pleito, o candidato apoiado por Mateuzão – que teve dois mandatos à frente da prefeitura – o Binho, alcançou 20,53% dos votos válidos, só ficando à frente do candidato do PSOL, Ronaldo Feliciano, que teve 8,09% dos votos. 
 
Fiorot foi alvo de pedido de impugnação de candidatura impetrado pela chapa do então prefeito interino, vereador Gil da Saúde, que também é presidente da Câmara de Pedro Canário. O Tribunal Regional Eleitoral no Estado (TRE-ES) indeferiu o pedido de impugnação, liberando Fiorot para disputar as eleições. 
 
O prefeito eleito deve enfrentar a mesma oposição na Câmara de Vereadores, que é presidida por Gil da Saúde, principal rival político de Fiorot.
 
Fiorot já havia vencido a eleição de 2012, mas não chegou a tomar posse. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu a candidatura do socialista, que ficou inelegível. Em 2011, a Câmara de Pedro Canário cassou o mandato de Fiorot, alegando que o então prefeito havia deixado o comando do município por mais de 15 dias sem justificativa. 
 
A própria Câmara, em 2012, voltou atrás e reconsiderou a cassação de Fiorot, decisão que foi ratificada pelo Tribunal de Justiça do Estado, mas o registro da candidatura já havia sido feito quando ele já estava inelegível para o TSE. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/