Quinta, 28 Março 2024

Votos de reduto influenciam na disputa em Cariacica

Com 244.867 eleitores e cinco candidatos a prefeito, a eleição em Cariacica passa também pelos redutos de alguns nomes colocados na disputa e que podem ter um papel fundamental no segundo turno. Isso porque três nomes aparecem em melhor colocação, respectivamente, o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), o vice-prefeito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), e a deputada estadual Lúcia Dornellas (PT).



Mas o candidato do PV, o deputado estadual Sandro Locutor, e o ex-presidente da Câmara do município Adilson Avelina (PSD) têm um capital político que deve influir muito na disputa, dividindo os votos. Embora eles não estejam cotados para o segundo turno, mexem com a disputa.



Avelina tem um capital que pode chegar a 10 mil votos e seu eleitorado está em uma região bastante populosa do município, do bairro Operário. Antes de chegar à Câmara, Avelina fez parte da diretoria da Associação de Moradores do bairro. A previsão é de que seu capital político tenha crescido de 2008 para cá, quando foi eleito para a Câmara, com 2.838 votos.



O capital do deputado estadual Sandro Locutor é maior do que o de Avelina. Em 2010, quando se elegeu para a Assembleia, teve 7.231 votos só no município. Liderança do bairro Castelo Branco e região, ele ampliou sua base e hoje a tendência é de que chegue ao final do processo eleitoral com cerca de 20 mil votos.



Já no primeiro pelotão, Marcelo Santos tenta manter a vantagem na disputa e conta com o importante apoio do senador Magno Malta (PR). Mas não leva no primeiro turno. Embora tenha terminado o processo eleitoral de 2010 para a Assembleia Legislativa em primeiro lugar no município, Lúcia Dornellas, a candidata do prefeito, não está em uma situação confortável nesta eleição.



Já o vice Juninho teve um bom desempenho na disputa a deputado federal e está em segundo na eleição. Mas há uma dúvida se conseguirá manter o posto para chegar ao segundo turno. Nos meios políticos locais, a leitura que se faz é que Juninho não tem dinheiro para a disputa, mas tem disposição para percorrer todo o município. Situação diferente de Dornellas, que tem recursos financeiros para a disputa, mas mesmo com o trabalho do prefeito Helder Salomão em favor de sua candidata, tem dificuldade em conseguir alavancar sua campanha.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/