Sexta, 19 Abril 2024

Alerta: ocupação de UTI na Grande Vitória chega a 83,33%

leito_uti_covid_secom Secom
Secom

Pelo menos na Grande Vitória, o alerta de sinal amarelo acendeu nesta segunda-feira (18), onde 83,33% dos 300 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dedicados a pacientes com Covid-19 estão ocupados. Na média estadual, a ocupação é de 78,10% dos 411 leitos totais. A região sul tem 71,21% de ocupação dos 66 leitos, a região central tem 64% dos 25 leitos ocupados e a região norte 40% dos 20 leitos. 

A taxa de 80% de ocupação é sinal amarelo de alerta, vêm informando, continuamente, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o governador Renato Casagrande (PSB). Sendo um dos critérios avaliados no monitoramento do risco de contaminação nos municípios, regiões e no Estado como um todo. Com mais de 80% de ocupação dos leitos de UTI, pode ser decretado lockdown, alertam as autoridades.

A reportagem aguarda posicionamento da Sesa sobre possíveis medidas que devem ser adotadas mediante os dados.

413 casos em 24 horas

Outros números alarmantes do dia vêm do Painel Covid-19, que registrou a confirmação de mais 413 casos positivos e 17 óbitos pela doença, totalizando 7.157 e 302, respectivamente. A letalidade no Estado está em 4,22%

O Espírito Santo está em franco crescimento da curva da pandemia, situação que deve perdurar até junho, segundo estudos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e resultados preliminares da primeira das quatro fases do Inquérito Sorológico. Segundo o estudo, apenas 2,1% da população capixaba já entraram em contato com o novo coronavírus, o que equivale a pouco mais de 80 mil pessoas. Por isso, o distanciamento social, aliado ao uso de máscaras e medidas de higiene, continuam sendo imprescindíveis.

Avaliação médica

Das pessoas que apresentaram sintomas gripais, apenas 40% procuraram atendimento médico. A orientação, no entanto, é de que todo sintoma gripal deve ser avaliado presencialmente por um profissional de saúde, para que seja notificado como suspeito e a pessoa orientada aos cuidados de isolamento e testagem, se necessário.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/