Quarta, 15 Mai 2024

Anvisa libera o uso de canabidiol no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta quarta-feira (14) o uso do canabidiol no Brasil. A decisão de reclassificação do produto, de medicamento proibido para substância de uso controlado, foi aprovada por unanimidade pela diretoria do órgão.
 
Até então, o governo federal autorizava a importação e utilização do canabidiol, substância extraída da folha da maconha, apenas em casos excepcionais. Como motivos para a reclassificação, os diretores destacaram que a substância não gera dependência, tem poucos efeitos colaterais e melhora consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.
 
A Anvisa, que discute a questão desde 2014, ressaltou que a reclassificação permite que as famílias de pacientes que utilizam canabidiol ajam na legalidade, além de incentivar pesquisas sobre o tema. 
 
Ainda segundo a agência, o processo de importação do medicamento deve ser revisto em até 40 dias. Ainda assim, a importação dos produtos que contêm canabidiol vão continuar a exigir autorização, já que apresentam em sua composição outras substâncias derivadas da maconha.
 
O produto é utilizado no tratamento da epilepsia e outras doenças neurológicas que provocam convulsões. Segundo o Conselho Federal de Medicina, os pacientes que não reagem aos tratamentos tradicionais costumam apresentar resultados positivos ao uso do canadibiol, mas aconselha que o medicamento seja prescrito apenas para crianças e adolescentes. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/