Sábado, 20 Abril 2024

Aumenta para 30 o número de municípios em Risco Moderado para Covid-19

95_mapa_de_risco_ImagemSesa Sesa

Mesmo que de maneira pouco expressiva, a quantidade de cidades capixabas em Risco Moderado para Covid-19 aumentou no Espírito Santo. De acordo com o 95º Mapa de Risco, divulgado nesta sexta-feira (18), o número passou de 29 para 30. O de municípios em Risco Baixo caiu de 49 para 48. O Estado prossegue sem cidades de Risco Alto ou Extremo. O Mapa tem vigência a partir da próxima segunda-feira (21) até o domingo (26).

Em localidades de Risco Baixo, o comércio funciona sem restrições, mas atendendo aos protocolos sanitários, como a necessidade de uso de máscara e distanciamento social. O mesmo vale para as cidades de Risco Moderado. Em ambas classificações, bares, restaurantes e academias devem exigir a apresentação do passaporte vacinal, menos nas áreas abertas, como os quiosques de praia. Nas academias, a apresentação do passaporte também tem que ser feita e não há mais restrição de limite de alunos e de uso de piscina.

Tanto no Risco Baixo quanto no Moderado, eventos sociais, esportivos, shows, boates e afins estão permitidos, mas têm que respeitar o limite de 50% da capacidade do local, seja aberto ou fechado. Em locais fechados, o limite máximo é de 1,2 mil pessoas. Nos abertos não há limite máximo, mas é preciso respeitar os 50%.

A partir da próxima segunda-feira, estarão em em Risco Moderado os municípios de Água Doce do Norte, Anchieta, Barra de São Francisco, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Nova Venécia, Pinheiros, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Vila Velha e Vitória.

Já em Risco Baixo, Alfredo Chaves, Afonso Cláudio, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão e Vila Valério.

A Matriz de Risco de Convivência considera critérios técnicos como o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias; quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes; média móvel de óbitos dos últimos 14 dias; e taxa de ocupação de leitos potenciais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento da Covid-19.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/