Sexta, 19 Abril 2024

Cariacica e Vila Velha somam 35 mil doses destinadas a público acima de 18 anos

covid_helio_filho_secom8 Hélio Filho/Secom

Os municípios capixabas já começaram a aderir à campanha do Governo do Estado para iniciar a imunização de pessoas com mais de 18 anos contra a Covid-19. Só nos municípios de Cariacica e Vila Velha, mais de 35 mil vagas serão disponibilizadas para o público esta semana. O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é que as cidades atinjam recordes de aplicações diárias.

Na manhã desta terça-feira (17), Vila Velha anunciou que irá abrir 20 mil vagas para imunização de pessoas desse grupo. A imunização do público já havia sido informada pela prefeitura nessa segunda-feira (16), sendo o primeiro município da Grande Vitória a anunciar a ampliação da faixa etária.

Por lá, o agendamento acontece na quinta-feira (19), no site da prefeitura. De acordo com o município, a agenda será aberta de forma fracionada, para atender à demanda inicial. No mesmo dia, também haverá agendamento para pessoas com mais de 25 anos.

Em Cariacica, 15 mil vagas serão direcionadas para pessoas acima de 18 anos. O agendamento será realizado nessa quarta-feira (18), às 14h, no site do governo Vacina e Confia. No mesmo dia, o município irá disponibilizar mais 2 mil vagas aos moradores que precisam tomar a segunda dose das vacinas Astrazeneca, Pfizer e Coronavac.

Já na Serra, a Secretaria da Saúde afirma que, no agendamento desta quinta (19), às 18 horas, pelo site, serão ofertadas doses de vacina contra a Covid-19 para a toda a população com idade acima de 18 anos. Também haverá oportunidades para gestantes e puérperas e para quem está na época de tomar a segunda. A vacinação vai ocorrer  no sábado.

Após o anúncio da ampliação em Vila Velha nessa segunda, o município de Vitória também divulgou o início da vacinação de pessoas com mais de 18 anos. O agendamento aconteceu ainda na tarde dessa segunda, com a disponibilização de 3 mil vagas.

Apesar da empolgação, o agendamento foi marcado por dificuldades de acesso ao site. Nas redes sociais da prefeitura, moradores afirmavam que o portal já estava fora do ar antes das 16h, horário marcado para início do agendamento. O mesmo problema foi relatado por quem tentou fazer o processo pelo aplicativo Vitória Online.

Para quem conseguiu, a aplicação ocorrendo entre esta terça (17) e a próxima quinta-feira (19) no Manaaim Vitória. Procurada, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) informou que aguarda o recebimento de novas doses para abrir novo agendamento para o público +18.

Em Guarapari, ainda não há previsão de agendamento para a faixa etária. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o município informou que se organiza para realizar a vacinação deste público e aguarda a chegada de doses. Nesta terça-feira (17), às 16h30, a prefeitura abre mil vagas para pessoas que precisam tomar a segunda dose da Astrazeneca e da Pfizer.

Mutirão

A ampliação da faixa etária imunizada contra a Covid-19 é uma campanha estadual. Nessa segunda-feira (16), o governador Renato Casagrande afirmou que a ideia é que todos os municípios capixabas participem do mutirão.

"Nesta semana daremos um grande passo na vacinação da população capixaba: iniciaremos em todos os municípios a vacinação da população com mais de 18 anos. Sábado (21) será um grande dia D de ampla mobilização pela vacinação de D1 e D2 em todo o Estado", disse em uma publicação.

A decisão foi tomada em razão da confirmação de disponibilidade de doses da AstraZeneca, Pfizer e Coronavac para a segunda quinzena de agosto.

Também iniciaram a vacinação para o grupo acima de 18 anos os municípios de Sooretama, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, onde o agendamento aconteceu na manhã desta terça-feira (17). Ao todo, 7 mil doses foram disponibilizadas para aplicação entre esta quarta (18) e quinta-feira (19) em Cachoeiro.

Também nessa segunda, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, anunciou que os adolescentes entre 12 e 17 anos serão vacinados em setembro. Inicialmente, o foco será em pessoas com comorbidade, alcançando, em seguida, a população em geral. "O Ministério da Saúde quer avançar na cobertura vacinal desse grupo", afirmou

Ainda esta semana, a nota técnica que autoriza a vacinação de adolescentes será publicada. O único imunizante autorizado para essa faixa etária é a Pfizer (BioNTech).

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/