Sexta, 26 Abril 2024

Cariacica pode não receber verba federal se não realizar levantamento de infestação do Aedes aegypti

O município de Cariacica é o mais vulnerável do Estado para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya e, ainda assim, o corre o risco de não receber a verba federal de combate ao mosquito.



Segundo aponta Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-ES), o secretario de Saúde de Cariacica admitiu o nível de infestação no fim de 2016 foi mais alto do que no ano anterior. No entanto, no município não é feito o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) desde 16 de dezembro de 2016. Este levantamento é considerado fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.



A entidade ressalta que o gestor deixou claro que não há data para o novo levantamento acontecer por conta do concurso público para contratação de novos agentes de controles de endemia (ACE), que sequer tem data para acontecer.



O LIRAa, no entanto, é fundamental para que o município receba a verba do governo federal para combate ao mosquito. Para os 78 municípios do Estado serão destinados R$ 3,2 milhões para o enfrentamento ao vetor.



A primeira parcela foi repassada na publicação da portaria do Ministério da Saúde, mas a segunda está condicionada a uma série de contrapartidas que incluem a realização do LIRAa.



Prefeitura





Em nota, a prefeitura de Cariacica aponta que o Programa Nacional de Combate a Dengue (PNCD) preconiza que os municípios realizem duas vezes ao ano o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que é o mapeamento dos índices de infestação do mosquito. A metodologia envolve a amostragem em bairros na cidade, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, para a coleta de larvas do mosquito vetor da dengue.



O PNCD prevê nos municípios a realização de dois LIRAa por ano: um de janeiro a março e outro de outubro a dezembro. O Município de Cariacica realizou o segundo LIRAa de 2016 no período de 12 a 16 de dezembro último e o próximo a ser realizado será na primeira quinzena de março desse ano.



A Secretaria de Saúde informou que o Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti já foi reativado este ano e como ação imediata foi determinado o retorno dos mutirões integrados. Esses mutirões serão focados nas regiões com maior número de notificações e maior incidência do vetor dos mosquitos Aedes aegypti. O comitê terá o papel de articular todas as secretarias para fortalecer o trabalho de combate à dengue no município.



De posse do resultado do LIRAa, somados ao quantitativo de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica será traçado o cronograma dos mutirões. A primeira ação está ocorrendo este mês nas comunidades de Nova Rosa da Penha I e Nova Rosa da Penha II.



A Secretaria de Saúde irá articular junto às lideranças religiosas e comunitárias dos bairros contemplados estabelecer parceria e envolvimento dos moradores. Em reuniões programadas, a comunidade vai receber orientações sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), transmissão e combate ao mosquito e ainda sobre o Decreto n° 33/2015, que autoriza a entrada de servidores nos imóveis abandonados e terrenos baldios, de modo que o proprietário pode ser notificado e multado.



Paralelamente aos mutirões, o município está trabalhando com as ações de rotina, com o serviço fumacê, tratamento de galerias e conscientização quanto à importância de prevenção. O cronograma de atendimento do serviço fumacê acompanha a particularidade de cada região, de acordo com os critérios epidemiológicos, notificações da Vigilância Epidemiológica, e respeita uma periodicidade, de mais ou menos 15 dias.



Ainda faz parte da rotina de tratamento de galerias com a aplicação de larvicida biológico. Além disso, diariamente os agentes de saúde realizam visitas domiciliares com o objetivo de inspecionar, eliminar focos do mosquito e orientar os moradores.



Para reforçar este trabalho, a Prefeitura de Cariacica trabalha com o Decreto Municipal 33, de fevereiro de 2016, que autoriza a entrada de servidores que atuam no combate ao Aedes aegypti em terrenos baldios e imóveis abandonados. Desde quando o decreto foi aplicado, mais de 300 imóveis foram notificados. As denúncias podem ser feitas através da Ouvidoria da Saúde, no telefone 3354-5602 (), Disque Dengue – 3343-6633 () e Vigilância Sanitária – 3354-5628 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/