Terça, 30 Abril 2024

​Chega ao fim a greve dos funcionários do Hospital das Clínicas

hucam_greve_ebserh_FotoDivulgao Divulgação

Chegou ao fim, nesta quinta-feira (22), a greve dos trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciada nessa terça-feira (21). A Ebserh é gestora do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), o Hospital das Clínicas, em Maruípe, Vitória. Em assembleia realizada nesta manhã, os trabalhadores decidiram manter o estado de greve e apresentaram uma contraproposta para a empresa.

Divulgação

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Espírito Santo (Sindsep-ES), Carlos Alberto Chácara Barbosa, explica que a Ebserh protocolou dissídio no Tribunal Superior do Trabalho (TST), para julgamento das questões econômica e social. Entretanto, os funcionários propõem que seja julgada somente a parte econômica.

Os trabalhadores não querem mudanças nas questões sociais, ao contrário da empresa, que quer retirar cláusulas do Acordo Coletivo, como o direito de o trabalhador pagar plano de saúde para um dependente, mesmo que o funcionário da Ebserh não tenha aderido ao plano. Carlos Chácara afirma que, muitas vezes, a pessoa não tem condição de pagar para ambos, por isso, prioriza o dependente. Outra cláusula que a empresa quer retirar da Convenção é a que garante licença para acompanhamento dos filhos ao médico.
Divulgação

A database da categoria é em março, mas as negociações não avançaram, devido ao impasse entre a Ebserh e os trabalhadores, que acreditam que se não houver reposição das perdas salariais, essas poderão superar 30% em março de 2023 devido à inflação.

Na parte econômica, os trabalhadores reivindicam reposição das perdas salariais dos últimos três anos, que somam mais de 25%. Segundo Carlos, por causa da greve, cirurgias, serviços de radiologia, consultas eletivas e novas internações sofreram redução.

Nessa quarta-feira, foram mantidos 50% dos trabalhadores em atuação. Por causa de uma liminar do TST, essa porcentagem aumentou para 60% nesta quinta. Com o fim da greve, todos já voltaram ao trabalho.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/