Quinta, 18 Abril 2024

Cidades da GV ampliam capacidade de atendimento a pessoas com sintomas gripais

Prefeitura de Vila Velha
A unidade de Saúde de Araçás, em Vila Velha é uma das que estão funcionando com horário ampliado. Foto: Prefeitura de Vila Velha

Além de Vitória, que estendeu os horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) em razão da epidemia de gripe e da pandemia da Covid-19, outros municípios da Grande Vitória estão ampliando o funcionamento dos locais de saúde esta semana. Enquanto a capital anunciou a abertura das UBS's aos fins de semana e feriados, em Vila Velha, Serra e Cariacica algumas unidades funcionam até às 22h.

O objetivo é desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (Upa-24h), que estão tendo alta procura desde que o número de pessoas com sintomas gripais aumentou no Espírito Santo. Em Vitória, as UBS's estão funcionando todos os dias das 7h às 19h. A ampliação foi feita nas Unidades de Saúde da Praia do Suá, Conquista/Nova Palestina, Maria Ortiz, Jardim Camburi, Maruípe e Santo Antônio. Durante a semana, as unidades de Jardim Camburi e Maruípe continuam atendendo até às 21 horas

Os demais municípios não aderiram ao funcionamento aos fins de semana e feriados, mas ampliaram o horário de funcionamento. Em Vila Velha, o horário das unidades foi ampliado e os atendimentos de rotina vêm ocorrendo conforme programação de cada unidade. A prefeitura informou que as consultas eletivas não foram suspensas.

Em Terra Vermelha, as unidades estão funcionando até às 22h. Já em Araças, Barramares, Ibes, Coqueiral de Itaparica e Vila Nova o funcionamento é até às 21h. Ataíde, São Torquato, Vila Batista, Barra do Jucu, Jardim Marilândia e Jaburuna funcionam até às 19h, enquanto as demais UBS's do município estão funcionando até às 17h.

O atendimento aos fins de semana e feriados acontece nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA-24h) de Vila Velha para as demandas de Urgência e Emergência: Pronto Atendimento da Glória, Cobilândia e Upa Riviera.

Na Serra, as consultas eletivas nas Unidades Básicas e Regionais de Saúde do município estão suspensas até o dia 15 de janeiro. De acordo com a prefeitura, o objetivo é distribuir a demanda de pacientes com síndrome gripal que chegam às três Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) da cidade.

As equipes das unidades regionais da Serra estão concentrando esforços no atendimento a pessoas com sintomas gripais. Unidades como a regional de Jacaraípe, Serra Dourada e Feu Rosa funcionam até às 21 horas, com mais médicos. "A Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe e Serra Dourada seguem funcionando até 21 horas, com mais médicos. Feu Rosa, que já atende até 21 horas, também continuará com reforço médico", informou o município.

Em Cariacica, o funcionamento também continua sendo de segunda a sexta, com horário estendido em algumas unidades. O atendimento acontece das 7h às 16h, nas UBS de Campo Verde, Cariacica-Sede, Itapemirim, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel e Porto de Santana.

Para vacinação, os moradores podem procurar as UBS de São Francisco, Santa Fé, Bela Aurora, Valparaíso, Santa Bárbara e Itaquari, que funcionarão das 7h às 19h. A prefeitura informa que também reforçou as equipes médicas dos quatro Pronto Atendimentos (PA's) do município.

Sobrecarga dos profissionais

Desde a primeira semana de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem alertado os municípios sobre o aumento da procura por unidades de saúde e pronto atendimentos em razão de sintomas gripais. Na última terça-feira, a pasta informou que foram confirmados 55 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza no Espírito Santo, com oito óbitos.

Apesar da urgência no atendimento da população, profissionais da saúde se preocupam com a organização do trabalho dentro das unidades nesse período de horários estendidos. Desde a última semana, quando a Prefeitura de Vitória suspendeu o ponto facultativo para profissionais da Saúde no Ano Novo, o Sindicato dos Enfermeiros do Espírito Santo (Sindienfermeiros) relatava preocupações com a falta de gestão, a ausência de profissionais, e a sobrecarga de trabalho dos trabalhadores da enfermagem.

"Somos, sim, favoráveis a um planejamento estratégico para o atendimento da epidemia de gripe, mas contra os desmandos que ferem qualquer tipo de organização. Nosso receio maior é que os médicos tenham sua folga e o enfermeiro seja obrigado a trabalhar. O trabalhador enfermeiro e sua família também precisam de um mínimo de qualidade de vida", disse na ocasião a presidente do Sindienfermeiros, Valeska Fernandes de Souza.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/