Quinta, 25 Abril 2024

Colatina é o município com mais focos de reprodução do mosquito da dengue no ES

No Espírito Santo, o município como maior número de focos de reprodução do mosquito da dengue é Colatina, noroeste do Estado. A avaliação foi divulgada pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAs). Segundo o estudo, há 267 cidades brasileiras nesta situação e outras 487 em situação de alerta. 

 
Em estado de alerta para a doença, no Estado, foram listados os municípios de Cariacica, Guarapari, Linhares, Piúma e Serra. 

 
Por região, a maior concentração das larvas do mosquito em depósitos domiciliares foi encontrada no Sudeste, com 63,6% dos casos registrados. Já o Nordeste foi o que mais apresentou larvas do mosquito em reservatórios de água.



No Espírito Santo, os depósitos domiciliares são os líderes em depósitos de larvas do mosquito, seguido pelos reservatórios de água e pelo lixo. Apesar de classificado como em estado de alerta, o município da Serra liderou o ranking capixaba nas três categorias de depósitos avaliadas pelo estudo. 
 
Segundo o Ministério da Saúde, os dados devem alertar e nortear os estados e municípios para combinar as ações de prevenção de acordo com a realidade. “Devemos agir para evitar mais óbitos e casos graves”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
O Ministério orientou a população das cidades brasileiras a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Segundo ele, é preciso também que a população fique atenta sobre os sinais e sintomas da doença e quais medidas devem ser adotadas, em caso de suspeita. 

 
Na lista divulgada pelo órgão, cinco cidades capixabas figuraram na lista de situação satisfatória classificada pelo LIRAs. São elas: Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Ibiraçu, Itapemirim e Marataízes. 

 
Somente em 2013, o Estado já registrou 11 mil casos da doença, cinco vezes mais que o mesmo período em 2012.

 
Nas lista das capitas em situação de risco aparecem as cidades de Palma (TO) e Porto Velho (RO); e de alerta Belém (PA), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). Já Boa Vista (RR), João Pessoa (JP) e Teresina (PI) apresentaram índice satisfatório. A Capital do Estadlo, Vitória, não foi citada na lista do Ministério da Saúde. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/