Domingo, 19 Mai 2024

Deputado reivindica mais um hospital para Vila Velha

 

Mesmo com dois hospitais funcionando em Vila Velha, os serviços de saúde no município estão aquém das necessidades da população canela-verde. Essa é a avaliação do deputado Hércules Silveira. O peemedebista, que é presidente da Comissão Saúde da Assembleia, pediu ao presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), que seja encaminhada ao governo do Estado uma indicação para a construção de um novo hospital no município. 
 
“Apesar de Vila Velha contar com o Hospital Infantil e Maternidade Doutor Alzir Bernardino Alves e com o Hospital Antônio Bezerra de Farias, o atendimento precisa ser ampliado para atender a todos, sobretudo, para os mais carentes”, ressaltou. 
 
Segundo o deputado, o mais antigo e populoso município do Estado possui terreno para a construção de um hospital geral no bairro Vale Encantado. “A área conta com cerca de 60 mil metros quadrados e poderá ser doada ao governo do Estado pela prefeitura”, afirmou o parlamentar. 
 
De acordo com o deputado, o Bezerra de Farias é o único pronto-socorro de ponta disponível no município. No início do ano, dados divulgados pela Prefeitura de Vila Velha apontaram outros pontos frágeis no setor. Na ocasião, 80% das unidades de saúde capixaba foram apontadas como em situação precária. 
 
Os problemas vão desde infiltrações e mofo, até rede elétrica exposta, equipamentos sucateados e sem manutenção e falta de espaço tanto para usuários quanto para funcionários. Além disso, foi apontado um número inadequado de profissionais de saúde de diversas especialidades na cidade. 
 
Quando os dados foram divulgados, o prefeito Rodney Miranda (DEM) chegou a ressaltar as péssimas condições da saúde entregue pela a última administração.
 
Mas, de acordo com os médicos da rede, a carência municipal no setor é antiga e persiste mesmo após denúncias e cobranças feitas tanto pelo setor quanto por usuários. 
 
Entre os problemas mais recentes no município, no que diz respeito ao setor de saúde, aponta o deputado Hércules, é o fechamento do Hospital dos Ferroviários, em São Torquato. A instituição atendia cerca de 400 pessoas por dia, mas fechou suas portas em fevereiro deste ano após problemas administrativos. 
 
De acordo com o deputado, as negociações para reabrir o Hospital dos Ferroviários continuam em andamento, mas não há previsão. Entre as propostas para a reabertura está o pagamento de indenização aos funcionários que estão sem receber desde dezembro de 2012. 
 
“O que se fala é que o governo está aguardando a autorização da Justiça para efetuar o pagamento da indenização. Com isso, a área poderá até ser desapropriada para ser entregue a uma organização social”, disse ele. 
 
De acordo com o deputado, tanto médicos quanto usuários foram diretamente prejudicados pelo fechamento da instituição que, após ter problemas administrativos apontados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), ficou impedida de receber repasses públicos para funcionar. 
 
O Hospital dos Ferroviários recebia cerca de R$ 500 mil do governo federal e outros R$ 900 mil do Estado para manter o atendimento que foi suspenso após apontamentos de irregularidades na instituição.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/