Terça, 07 Mai 2024

Dois casos de febre Zika são confirmados em Vitória

A confirmação de dois casos de infecção pelo vírus Zika em Vitória pode abrir um precedente para que mais ocorrências sejam detectadas. A hipótese mais provável é que a doença tenha sido trazida para o País durante a Copa do Mundo de 2014, por conta do grande fluxo de turistas. Os casos foram detectados nos bairros de Maria Ortiz e Jesus de Nazareth.



O vetor de transmissão da doença é o mesmo da Dengue e da Febre Chikungunya, o mosquito Aedes aegypti, mas, no caso da Zika, os sintomas são mais amenos em relação à Dengue podem incluir febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas.



O período de incubação do vírus é de aproximadamente quatro dias e os sinais e sintomas podem durar até sete dias.



A ocorrência do vírus se dá primordialmente no leste e oeste da África, como casos pontuais na Ásia e na Oceania. O tratamento dos sintomas se dá com uso de paracetamol, sendo que não é recomendado o uso de ácido acetilsalicílico e drogas anti-inflamatórias, já que elas inibem a produção de Tromboxano A2, o que resulta na diminuição da tendência de agregação de plaquetas, ou seja, esses medicamentos funcionam como anticoagulantes, podendo causar hemorragia. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/