Domingo, 05 Mai 2024

Encontro debate estratégias para reduzir transmissão vertical de HIV e sífilis

O Estado vai sediar nos dias 14 e 15 de novembro a II Jornada Integrada de Extensão, Inserção Ibero-Americana - estratégias para reduzir transmissão vertical de HIV e sífilis. O encontro vai focar as discussões nas estratégias para reduzir a transmissão vertical – a partir do útero para o feto ou recém-nascido durante o parto – de HIV e sífilis.  Além da jornada, na mesma data será realizado simultaneamente o V Simpósio Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis. 
 
O Estado apresenta taxas ligeiramente maiores de transmissão vertical do que recomenda Organização Panamericana de Saúde (Opas). Em 2013, de cada mil nascidos vivos, foram registrados 0,6 casos de transmissão vertical de HIV. O índice aceitado, segundo a Opas é de no máximo 0,3 casos de crianças com Aids por transmissão vertical para cada mil nascidos vivos. O índice do Brasil é de 0,1 casos, portanto, abaixo do índice da Opas. 
 
Quanto à sífilis, a meta da Opas é diminuir o número de transmissão vertical para 0,5 casos a cada mil nascidos vivos até 2015. A taxa nacional é de 5,5 e a do Estado de 6,6, ambas dos anos de 2013.   
 
Os palestrantes dos dois eventos virão do Brasil e de países vizinhos como Argentina, Chile e Paraguai. 
 
A chefe do Programa Estadual de DST/Aids, Sandra Fagundes ressalta que o objetivo do Estado é reduzir o índice de transmissão vertical do vírus pela metade. Para isso, a distribuição de testes rápidos para os serviços de pré-natal e maternidades públicas e privadas foi intensificada, bem como a distribuição de fórmula láctea  para filhos de mães com HIV, para evitar a transmissão pela amamentação. 
 
No simpósio estadual serão discutidas a prevenção e métodos para a diminuição da incidência de doenças como gonorreia, herpes, clamídia, hepatites virais e HPV. 
 
Os dois eventos terão a participação de profissionais convidados do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de Pelotas (RS) além de palestrantes de fora do país, como da Universidad de Chile, Universidad Nacional de Caaguazú (Paraguai) e Hospital Eva Perón (Argentina).
 
Os eventos acontecem Centro de Ciências da Saúde da Ufes, em Maruípe, Vitória. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/