Terça, 30 Abril 2024

​Enfermagem fará vigília na Praça Costa Pereira no próximo dia 30

manifestacao_enfermagemFoto_LeonardoSa Leonardo Sá

No próximo dia 30, a Enfermagem capixaba irá realizar uma vigília na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória, a partir das 13h, para acompanhar o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade do piso salarial da categoria. A realização da vigília foi deliberada durante assembleia realizada nesta quarta-feira (21), pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Espírito Santo (SindSaúde-ES), na Praça do Papa.

Leonardo Sá

Independentemente do resultado do julgamento ser positivo ou negativo para a Enfermagem, os trabalhadores sairão da Costa Pereira rumo ao Palácio Anchieta, também no Centro da Capital. A assembleia contou com a presença da presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Clemilde Cortes, que recordou a atuação da categoria durante a pandemia.

"Muita gente bateu palmas para vocês, mas palminha não paga conta nem enche barriga de ninguém. A Enfermagem merece respeito. Há 30 anos vocês lutam por esse piso. Aí um ministro que está lá no bem bom, que não sabe o que é pegar um plantão, não teve compreensão e suspendeu o piso", criticou. Outra deliberação feita na assembleia é de que os sindicatos ligados à Central serão mobilizados para também estarem na vigília.
Leonardo Sá

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Sintufes), Wellington Pereira, e outros diretores da entidade, participaram da assembleia, conforme deliberado na manhã desta quarta-feira (21). O Sintufes decidiu também realizar um seminário para debater a aplicação do piso à carreira dos servidores técnico-administrativos em Educação, além de constituir um Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema.

A estruturação do Plano de Carreiras e dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação é prevista na Lei 11.091/2005. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) realiza o debate em todo o Brasil sobre a aplicação do piso na carreira.

Wellington explica que, no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), o Hospital das Clínicas, em Maruípe, há trabalhadores da Enfermagem da base do Sintufes. Essas pessoas passaram no concurso antes da criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em 2011, e são regidos pelo Regime Jurídico da União (RJU). A Ebserh é uma empresa pública de direito privado que faz a gestão dos hospitais universitários. Os trabalhadores que ingressaram após sua fundação são celetistas, sendo representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Espírito Santo (Sindsep-ES).

Na assembleia do Sintufes, também ficou decidida a realização de setoriais no Hucam para seguir debatendo sobre a lei do piso com a categoria, a articulação de uma campanha de mídia social em favor do piso da Enfermagem com as demais entidades que possuem trabalhadores em sua base e que, mediante a convocação de novos dias de paralisação em favor do piso, o Sintufes deverá convocar assembleias com o prazo mínimo de 72 horas de antecedência, a fim de efetivar a participação da categoria.

Enfermagem realiza atos e paralisações em todo o Estado

Ações fazem parte da mobilização nacional em defesa do piso salarial da Enfermagem, suspenso pelo STF
https://www.seculodiario.com.br/saude/enfermagem-realiza-atos-e-paralisacoes-em-todo-o-estado

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/