Segunda, 29 Abril 2024

Éris, nova variante da Covid-19, é confirmada no Espírito Santo

miguel_duarte_oliel_FotoSesa Sesa

A presença da Éris, nova variante da Covid-19, foi confirmada pelo Laboratório Central (Lacen) em três pessoas da Região Metropolitana da Grande Vitória. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (27), pelo secretário estadual de Saúde, Miguel Duarte, e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

O secretário destacou que, até o momento, a presença da Éris não impactou nas internações e óbitos, mas nos casos de positividade. Os números mostram que os casos de Covid-19 têm aumentado nas últimas semanas epidemiológicas. Na passada, foram 628 confirmações. Na anterior, 438, sendo que antes dessa o número tinha sido de 215. Na atual semana epidemiológica, foram confirmados, até o momento, 84 casos.

Em 2023, foram registrados, até então, 120 óbitos. Desse total, 68% chegaram a ficar internados. A faixa etária dos falecidos era em média de 75 anos. Quanto à vacinação, 35% estavam com esquema vacinal incompleto ou sem nenhuma dose. Na atual semana epidemiológica e na passada, não há registro de óbitos. O maior número de mortes em decorrência da Covid-19 este ano foi na primeira semana epidemiológica de janeiro, com um total de 20.

O secretário Miguel Duarte destacou que a vacina bivalente protege contra a variante Éris, contudo, a procura por ela tem sido baixa não somente no Espírito Santo, mas em todo o país. No Brasil, somente 13% dos adultos se imunizaram. No Estado, 14%, o que equivale a 598 mil. "É preciso vacinar. A Covid ainda mata. Nós devemos respeitar a ciência e fazer isso de forma organizada", alertou.

Quanto aos testes, a procura tem caído. Em junho, foram realizados 20,1 mil. Nos meses de julho e agosto, respectivamente, 12,5 mil e 8,3 mil. Até o momento, em setembro foram 7,9 mil. Durante todo o ano, foram realizados 25,5 mil testes PCR e 224,3 mil testes rápidos. O mês no qual houve maior procura por testes foi janeiro, com um total de 46,7 mil.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/