Terça, 30 Abril 2024

Espírito Santo registra aumento da cobertura vacinal em 2023

vacina_covid_criancas_helene_santos_governo_ceara Governo Ceará

O Espírito Santo registrou, em 2023, aumento na cobertura vacinal do calendário infantil. O Estado liderou o avanço em todo o Brasil nas aplicações de imunizantes contra três tipos de enfermidades: meningocócica (primeiro reforço), poliomielite e hepatite A.

As informações são do Ministério da Saúde, que apresentou nessa quarta-feira (19), em Brasília, um balanço da situação em todo o Brasil, indicando que o país reverteu a tendência de queda nas coberturas vacinais enfrentada desde 2016. Por ser preliminar, a compilação dos dados abrange o período de janeiro a outubro de 2023.

De acordo com o órgão federal, das oito vacinas com um ano de idade, sete tiveram alta em 2023. Todos os estados apresentaram aumento da vacina DTP (tríplice bacteriana); 26 estados, na cobertura de poliomielite e primeira dose de tríplice viral; 24 estados aumentaram cobertura de hepatite A, meningocócica e primeira dose de tríplice viral; e 23 estados aumentaram cobertura da vacina pneumocócica.

Na cobertura vacinal do Espírito Santo, o primeiro reforço da meningocócica passou de 58,5% em 2022 para 91,6% em 2023, um avanço de 33,1 pontos percentuais. A aplicação da vacina contra a poliomielite também saltou de 55% para 80,8%. Já a dose contra a hepatite A passou de 63,5% para 86,3%.

O Estado também registrou aumento de 12,3 pontos percentuais na cobertura da 2ª dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), que passou de 64,6% para 76,9%. Houve aumento ainda na cobertura da vacina contra a febre amarela, indicada para ser aplicada aos nove meses de idade, que passou de 63,5% no ano passado para 73,56% neste ano.

Para o Ministério da Saúde, um dos fatores responsáveis pela ampliação da vacinação foi o repasse de mais de R$ 151 milhões para ações regionais nos estados e municípios. Este ano, 3,9 mil cidades (71,7% dos municípios brasileiros) adotaram a estratégia de vacinação nas escolas.

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação, uma campanha para a ampliação da imunização em todo o país. Diversos artistas e personalidades aparecem no material publicitário da campanha.

No último mês de outubro, foi lançado também o projeto Saúde com Ciência, uma iniciativa interministerial que visa o combate à desinformação. A proposta é baseada em cinco pilares: comunicação estratégica, com campanhas educativas; capacitação e treinamento dos profissionais de saúde; cooperação institucional entre diversos órgãos, do poder público e da iniciativa privada; acompanhamento, análise e pesquisa de fontes de dados relevantes; e responsabilização de propagadores de fake news.

"Quero dizer que o movimento pela vacinação venceu. Todos alcançamos juntos o objetivo de reverter a trajetória de queda das coberturas vacinais. A sociedade atendeu ao chamado e se incluiu nesse movimento. Hoje pudemos apresentar aqui um balanço do quanto avançamos. E gostaria de lembrar o que já disse a OMS: a vacina, junto com a água tratada, é o que garantiu a redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa em todo o mundo", discursou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a apresentação dos dados.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/