Segunda, 29 Abril 2024

Estado abre campanha de vacinação contra a Influenza nesta terça-feira

vacina_marcelo_camargo_abr Marcelo Camargo/ABr
O Governo do Espírito Santo antecipou, para esta terça-feira (4), o início da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A data pré-estipulada pelo Ministério da Saúde para a imunização em nível nacional é 10 de abril. A decisão foi publicada na última sexta-feira (31), em resolução da Comissão Intergestores Bipartite. No Estado, mais de 1,6 milhão de capixabas poderão receber a dose.

A estratégia acontece visando maior adesão da população, a fim de aproveitar a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

A Secretária de Estado da Saúde (Sesa) também considerou o cenário epidemiológico e os dados da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza dos anos anteriores. Segundo dados da pasta, no ano passado foram confirmados 27 óbitos de SRAG por Influenza, dos 198 casos registrados. Em 2023, até a semana epidemiológica 12, somam 33 casos confirmados e dois óbitos.

Diferentemente dos anos anteriores, a 25ª Campanha será realizada em apenas uma etapa para a participação de todos os públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde. A previsão de término é o dia 31 de maio.

Os grupos prioritários são formados por crianças (6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; pessoas com 60 anos e mais; trabalhadores de saúde; indígenas; comorbidades; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionários do sistema de privação de liberdade; professores; forças de segurança e salvamento; forças armadas; pessoas com deficiência; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso e; trabalhadores portuários.

As doses contra a gripe estarão disponíveis nas mais de 700 salas de vacina em todo Estado. A meta de 90% de cobertura vacinal está vinculada aos grupos de crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde, que são aqueles que têm mais chances de adoecimento e casos graves de gripe.

Em 2022, o Estado alcançou 69,07% na cobertura, sendo que em cada grupo foi de: crianças (78%), gestantes (65,01%), puérperas (30,56%), idosos com 60 anos e mais (70,54%), povos indígenas (71,22%), professores (30,29%) e trabalhadores da saúde (61,79%).

"A influenza é uma infecção viral, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Já temos observado o aumento de casos de doenças respiratórias no Estado, anteriormente ao período de costume, então, reforçamos a importância de se vacinar tanto para influenza quanto para a Covid-19", orienta Reblin.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/