Sábado, 27 Abril 2024

Estado deve vacinar 700 mil bovinos e bubalinos contra febre aftosa

Estado deve vacinar 700 mil bovinos e bubalinos contra febre aftosa
Começa nesta terça-feira (1º) a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em todo o Espírito Santo, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Durante o mês de maio, devem ser vacinados bois e búfalos com até dois anos de idade. A vacinação é obrigatória e deve ser feita pelos criadores.
 
A expectativa é que sejam vacinados em torno de 700 mil animais em aproximadamente 32 mil propriedades. A maior concentração do rebanho está no município de Ecoporanga, com 200 mil cabeças.
 
As vacinas podem ser adquirida apenas durante o período da campanha, em lojas agropecuárias cadastradas junto ao Idaf. Após a compra da vacina, é importante que o pecuarista siga as normas de transporte, manutenção, higienização e aplicação para não comprometer o resultado final. 
 
Durante a campanha os produtores também devem informar os nascimentos e as mortes de animais ocorridos na propriedade desde a última atualização do rebanho. O registro pode ser feito no escritório do Idaf ou pela internet por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec). A atualização cadastral também é obrigatória para os produtores que não tenham animais em idade vacinal.
 
A comprovação da vacinação e/ou atualização cadastral é obrigatória e pode ser feita pela internet (até 31 de maio) ou nos escritórios do Idaf (até 8 de junho). Para a comprovação on-line é preciso comparecer previamente ao escritório do Instituto para obter login e senha de acesso ao Siapec, caso ainda não possua.
 
O produtor que descumpre a obrigatoriedade de vacinação e comprovação pode pagar multa por cada animal não imunizado, além de ficar impedido de transitar seus animais.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/