Sexta, 26 Abril 2024

Estado recebe novo lote de 2,3 milhões de seringas para imunização contra a Covid-19

seringas_remessa_sesa Sesa

O governo do Estado recebeu, na noite desta sexta-feira (5), uma nova remessa de 2,3 milhões de seringas agulhadas que serão utilizadas para a imunização da população capixaba contra o novo Coronavírus (Covid-19). O quantitativo faz parte de um total de 6 milhões de seringas adquiridas pela gestão estadual. Com esse novo lote, já somam 3,8 milhões as unidades recebidas até agora.

O caminhão saiu carregado da cidade de Don Pedro Juan Cavalero, no Paraguai, na última quarta-feira (3), e chegou ao depósito na Grande Vitória - onde ficarão estocadas - na noite desta sexta. O descarregamento ocorreu na manhã deste sábado (6) e serão distribuídas de forma gradativa para os municípios.

A previsão é de que a próxima e última remessa com aproximadamente 2,2 milhões de unidades chegue na primeira quinzena de março, para completar o total de 6 milhões de seringas adquiridas para a vacinação contra Covid-19 no Espírito Santo.

O Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 estabelece que a população idosa acima dos 75 anos não institucionalizada faz parte do grupo prioritário para esta primeira fase da campanha, entretanto, devido ao quantitativo de doses adquiridas pelo governo federal e distribuídas aos estados, foi necessário realizar o escalonamento por idades, priorizando inicialmente o público de 90 anos ou mais, o que teve início nessa quinta-feira (4). 

O Estado utiliza, para isso, as doses que estavam guardadas para a segunda aplicação dos grupos que já haviam sido imunizados anteriormente, considerando a garantia de nova remessa pelo governo federal. A previsão, segundo dados do Ministério da Saúde, é que sejam imunizados 18.042 idosos no Espírito Santo com idade de 90 anos ou mais.

Em relação à execução da imunização, a ação é realizada pelos municípios, mas o Estado, por meio do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde (Sesa), tem trabalhado em parceria na coordenação das estratégias, com orientações e recomendações, como iniciar a imunização nos próprios serviços junto a ações extramuros, com vacinação domiciliar de idosos com dificuldade de locomoção ou acamados.

O programa orienta que os municípios realizem estratégias também quanto à organização da demanda nos serviços de vacinação, com agendamento on-line ou telefônico, além de outras estratégias previstas no Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação Covid-19.

Além dos idosos acima de 90 anos, a vacinação já foi destinada a profissionais da saúde acima de 60 anos e envolvidos na Campanha de Vacinação contra a Covid-19; trabalhadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's); trabalhadores das instituições das pessoas com deficiência (residências inclusivas); trabalhadores dos hospitais e maternidades; trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e equipes de remoção de pacientes com suspeita de Covid-19; trabalhadores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs); trabalhadores da Atenção Primária em Saúde (APS); trabalhadores dos laboratórios: Lacen, laboratórios que fazem RT-PCR Covid-19 e demais laboratórios; e trabalhadores da Vigilância em Saúde e outras áreas envolvidas em investigações de campo, relacionadas à Covid.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/