Quinta, 18 Abril 2024

Estado testa mais 154 casos positivos e tem 1.604 confirmados para Covid-19

O Espírito Santo registrou mais um recorde de testes positivos para o novo coronavírus nesta sexta-feira (24). Com mais 154 confirmações e quatro óbitos, o Estado tem agora 1.604 casos confirmados e 47 mortes. Nas últimas 24 horas, o Painel Covid-19 mostra também a realização de 744 testes RT-PCR (molecular) e mais 39 pacientes curados, totalizando 409 as pessoas que receberam alta do tratamento para a doença.

Os quatro óbitos mais recentes foram de dois homens, de 68 e 75 anos, residentes da Serra; um homem de 76 anos, residente em Afonso Cláudio; e uma mulher de 56 anos, moradora da Serra. Todos com comorbidades.

Foi a terceira morte registrada no interior do Estado, onde a pandemia começa a avançar com mais velocidade. Nesta sexta, dos 154 novos casos, 41 (26%) aconteceram fora do núcleo mais populoso da Grande Vitória, sendo 23 distribuídos nos seguintes municípios: cinco em Fundão, município da Grande Vitória expandida, que passa a ter 13 casos confirmados; três em Bom Jesus do Norte e Guaçuí, que somam oito e seis casos no total, respectivamente; dois em Afonso Claudio (três no total), Guarapari (16), Venda Nova do Imigrante (10) e Pedro Canário (3). Mais um caso foi registrado ainda em Alfredo Chaves (que tem 16 no total), Aracruz (13), Itapemirim (3), Alegre (2) e Marechal Floriano (1). Os demais casos novos foram atribuídos a municípios de outros estados.

Na Grande Vitória, Vila Velha registrou 35 novos casos, totalizando 416; Serra mais 33 (total 366); Vitória: 25 (337); e Cariacica: 20 (159).

Em pronunciamento em suas redes sociais na noite desta sexta-feira (24), o governador Renato Casagrande (PSB) reforçou a necessidade de união dos capixabas em torno das medidas de segurança já decretadas.

"Mais do que nunca, já que não temos uma coordenação nacional de enfrentamento ao coronavírus, temos que unificar ainda mais a nossa atuação no Espírito Santo. Venho pedir mais uma vez que nós capixabas estejamos unidos para salvar vidas e apoiar as pessoas mais vulneráveis no nosso Estado", clamou, invocando a "responsabilidade individual que se transforma em responsabilidade coletiva", destacando a importância do uso de máscaras. "Vamos manter o distanciamento social, o isolamento das pessoas dos grupos de risco e não aglomerar. Mantenha distância e use máscara. É muito importante pra que a gente possa se proteger e proteger outras pessoas", enfatizou.

Nessa linha, vários municípios do interior estão decretando a obrigatoriedade do uso de máscaras nas ruas e estabelecimentos públicos e privados, como o pequeno Divino de São Lourenço, na região do Caparaó, município com a menor população do Estado, menos de cinco mil habitantes, e ainda sem casos confirmado para a doença.

Aracruz, no norte do Estado, que somou 13 confirmações, anunciou nesta sexta-feira o uso pioneiro de ambulância avançada com cápsula de isolamento para Covid-19. Segundo informado pela Prefeitura, a cápsula é fabricada em PVC não tóxico de alta qualidade e faz a filtragem constante do ar através de um exaustor, evitando que este ar seja exposto dentro da ambulância e nos espaços por onde a maca encapsulada se desloca durante o transportado paciente até os leitos de tratamento. A câmara possui acessos para a passagem dos cabos de equipamentos e monitores, bem como os dutos para respiradores mecânicos. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/