Domingo, 19 Mai 2024

Exército entra na 'guerra' contra o mosquito da dengue' no ES

A partir desta segunda-feira (24), o Exército entra na "guerra contra a dengue" no Espírito Santo. O trabalho de combate ao mosquito começa no município de Vila Velha. Os soldados vão às ruas para realizar visitas domiciliares, eliminar criadouros do Aedes aegypti, tratar os depósitos (caixa d´água, pneus, vasos de plantas etc.) localizados nas residências e orientar a população quanto ao combate e tratamento da doença.
 
Ao todo, quarenta homens trabalharão no município das 7h30 às 16h30. O trabalho será feito através de rodízio, pois os soldados são obrigados a desenvolver outras atividades militares no quartel. 
 
 “Nesse primeiro momento, a equipe do Exército estará acompanhada de supervisores de campo e referências técnicas da área da saúde. Visitaremos as residências junto com eles até que estejam preparados para assumir a atividade sozinhos”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Vila Velha, Carlos Henrique Ribeiro. O ponto de encontro entre os agentes e o Exército será a Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha.
 
Além deles, uma segunda turma de militares começará a ser treinada também na próxima segunda-feira (24) para trabalhar na região. 
 
A medida é um desdobramento do alto índice de focos da dengue no município. Em maio deste ano, a região triplicou o número de infestação de focos de dengue nos quintais das residências, segundo o Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e a situação foi considerada de alerta. 
 
Dos imóveis visitados na ocasião, 3,5% apresentavam casos de infestação pelo mosquito. Em janeiro, o número foi de 1,1%. 
 
À época, a prefeitura informou que estava atuando nos bairros com a aplicação do fumacê e por meio dos agentes de saúde. Também informou a realização de mutirões de limpeza e aplicação de veneno em borracharias e ferros velhos, que são considerados locais estratégicos. 
 
Entre os bairros que apresentavam grande número de foco no município destaques para a Barra do Jucu (17%), Normília (14,70%), Praia da Concha (10,20%) e Centro (9,42%) e bairro Industrial (8,62%).

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/