Sexta, 26 Abril 2024

Governo do Estado anuncia 30 novos leitos em Cachoeiro de Itapemirim

leitos_uticorona_sesa Sesa

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, por meio de pronunciamento ao vivo em suas redes sociais, a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 de enfermaria, com foco no tratamento da Covid-19, no Hospital Infantil, no bairro Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado. Com essa iniciativa o hospital passa a disponibilizar 90 leitos, pois em junho de 2020 foram abertos 60, sendo 20 de UTI e 40 de enfermaria. 

Ao todo, o sul do Espírito conta com 92 leitos de UTI para adultos e 10 infantis. Os de enfermaria são 108 para adultos e oito infantis. Em todo o Estado, o total de leitos de UTI é de 672, o de enfermaria é de 675. O

Outro anúncio feito por Renato Casagrande foi sobre a abertura da seleção para que médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas concorram a bolsas do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, o Qualifica-APS. 

As inscrições estão abertas até 29 de janeiro, com 387 vagas, sendo 50 para cirurgião dentista, 208 para médicos e 129 para enfermeiros. Segundo o governador, os selecionados estarão à disposição dos municípios a partir de 25 de fevereiro, somando-se a 621 outros profissionais que já atuam por meio dessa iniciativa, promovida pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). A ideia é expandir equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal.

Os candidatos poderão escolher entre 51 municípios, mas não há vagas para os três tipos de profissionais em todos. De acordo com Renato Casagrande, os bolsistas terão uma formação de três anos, sendo pagos pelos municípios, sob a supervisão de monitores remunerados pela gestão pública estadual. As bolsas pagas aos médicos serão no valor de R$ 11.865,00. Para enfermeiros e cirurgiões dentistas, R$ 3.500,00. 

Pacientes de Manaus
Chegada dos pacientes de Manaus. Foto: Governo do Estado

Renato Casagrande destacou que todos pacientes com Covid-19 que precisam de leitos, seja de UTI ou enfermaria, são atendidos, o que possibilitou que o Espírito Santo fosse solidário com os amazonenses. "Nossa infraestrutura permite que a gente atenda essas pessoas", diz. Ao todo, foram recebidos 36 pacientes do Amazonas, que está com a ocupação de leitos saturada. Eles estão sendo tratados no hospital Doutor Jayme Santos Neves, na Serra, principal referência em Covid-19 no Estado. Os primeiros 18 pacientes chegaram na noite desta quinta-feira (21). Na madrugada de quinta para sexta-feira (22) chegaram os demais.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/