Quinta, 18 Abril 2024

​Governo vai imunizar 19,9 mil trabalhadores de portos e aeroportos

vacina_portuarios_aeroporto_giovanipagotto_secom Giovani Pagotto/Secom
O Governo do Estado deu início à imunização de mais dois grupos prioritários da Campanha Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (28). Em ato simbólico no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande recebeu trabalhadores portuários e do transporte aéreo para aplicação da primeira dose da vacina. No Espírito Santo, 19,9 mil trabalhadores serão imunizados, sendo 1 mil de aeroportos e 18,8 mil portuários.

O início da vacinação destes grupos segue a orientação do Ministério da Saúde, comunicada na última terça-feira (25). Ainda segundo a Resolução nº 085/2021, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a vacinação ocorrerá de acordo com a disponibilidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Nessa quarta (26), o órgão encaminhou 19,6 mil doses para este grupo, podendo atender 78% dos trabalhadores do transporte aéreo e 100% dos portuários.

"É um grupo que não parou em nenhum momento. Já estou conversando com minha equipe para que possamos tomar alguma decisão para que o Estado ajude a diminuir o risco de contágio de novas variantes em portos e no aeroporto, independentemente de o governo federal tomar ou não alguma decisão", ressaltou Casagrande.

Serão considerados trabalhadores portuários qualquer trabalhador de portos, incluindo os funcionários da área administrativa, tendo no ato da vacinação a necessidade de levar documento comprobatório do exercício ativo da função.

Já os trabalhadores do transporte aéreo, são os funcionários das companhias aéreas nacionais, conforme Decreto nº 1.232/1962 e a Lei nº 13.475/2017, e funcionários dos aeroportos e dos serviços auxiliares ao transporte aéreo (aeroportuários). No ato da vacinação, estes trabalhadores deverão levar documento que comprove a situação de trabalhador empregado de companhias aéreas nacionais. Aos demais, o devido credenciamento aeroportuário válido, conforme o Decreto n° 7.168/2010 e RBAC 107 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Secretaria da Saúde (Sesa) recomenda que, para a operacionalização da imunização, a vacinação seja realizada in loco ou o município identifique um serviço de vacinação de referência o mais próximo possível do local de atuação dos trabalhadores portuários e dos trabalhadores do transporte aéreo.

No ato desta sexta, foram vacinados Ricardo Bastazini de Silva, 29 anos, fiscal de pátio do Aeroporto de Vitória; Adriana Lage Ribeiro, 29 anos, analista de projetos do Aeroporto de Vitória; Jonas Cardoso Manuel, 58, capatazia e representante do Sindicato Unificado da Orla Portuária do Espírito Santo; Fernando Paoliello Ziviani, 57, estivador e representante do Sindicato dos Estivadores; e Adelson Marcos de Souza, 49, arrumador e representante do Sindicato dos Arrumadores.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/