Quarta, 15 Mai 2024

Governo lança novo edital do Mais Médicos para 1,5 mil municípios

O Ministério da Saúde divulgou o novo edital do Programa Mais Médicos, que contemplará 1,5 mil municípios. Com a expansão, 424 cidades que hoje não recebem o Programa poderão participar da seleção.
 
Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa. O edital garante a incorporação de todas as vagas geradas pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab 2014) – programa que propõe a atuação de profissionais recém formados, por um ano, pela Atenção Básica, em regiões com carência de médicos, oferecendo em troca, bonificação de 10% nas provas de residência. 
 
Além das prefeituras que receberam o Provab 2014, podem participar da seleção os municípios em situação de vulnerabilidade social e os distritos indígenas. Entre as prioridades estão, por exemplo, as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.
 
No Espírito Santo, 29 municípios foram contemplados pelo edital: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chave, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Castelo, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marilândia, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Viana, Vila Pavão, Vila Velha.
 
Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção, só que agora eles terão a oportunidade de escolher o município em que irão atuar. Na inscrição, o candidato pode selecionar até quatro cidades para aturar, com ordem de prioridade. Concorrem somente aqueles que optarem pelos mesmos municípios. Quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes. 
 
Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros. A bolsa é de 10 mil reais e ao final do programa os médicos serão considerados especialistas em saúde da família.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/