Segunda, 29 Abril 2024

Instituições de Permanência de Idosos não registram casos de Covid há um mês

vacinao_idosos_FotoPrefeituradoRio Prefeitura do Rio

Pela primeira vez desde abril de 2020, o monitoramento realizado pelo Centro de Apoio Cível e de Defesa da Cidadania (CACC), do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), não registrou óbitos e novos casos de Covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) localizadas no Estado. O boletim mais recente, finalizado em 11 de outubro, aponta 2,6 mil casos de Covid-19 entre os idosos e 167 óbitos, mesmos números registrados no boletim de setembro.

"Esse dado, sem dúvida, é fruto do avanço da vacinação, bem como do trabalho realizado pelos profissionais dessas instituições, ao considerar a importância das medidas de prevenção", aponta o MPES.

Entre os trabalhadores das ILPIs, há registro de 1,1 mil casos de Covid-19. Os dados de óbito entre esse grupo não foram disponibilizados no relatório. Os números totais apresentados nos documentos correspondem à somatória apurada pelo CACC desde a primeira consolidação semanal de dados, em 24 de abril de 2020, até a mais recente.

A taxa de letalidade entre idosos que se encontram nas ILPIs é de 11,28%, maior do que a da população em geral e das pessoas acima de 60 anos que não estão nessas instituições, que são, respectivamente, 1,22% e 6%. A maior taxa de letalidade entre idosos nas ILPIs durante o ano de 2022 foi em janeiro, com 16,10%.

Vila Velha, na Grande Vitória, lidera o número de mortes de idosos por Covid-19 em ILPIs, com um total de 42 óbitos. As cidades com o menor índice são Alfredo Chaves, na região serrana; Jerônimo Monteiro, no sul; e Linhares, no norte. Todas elas registraram uma morte. Há municípios onde não houve falecimentos de idosos por Covid-19 nas ILPIs: Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Fundão, Mantenópolis, Montanha, Muqui e São Mateus, no norte e noroeste; e Bom Jesus do Norte, Marataízes e Vargem Alta, no sul.

Em termos de casos de Covid-19 entre os idosos, Serra, na Grande Vitória, teve mais incidência, com 138 contaminações. Fundão teve dois casos, o menor índice.

Entre os trabalhadores das ILPIs, a quantidade mais elevada de pessoas contaminadas foi em Vila Velha, com 231. Os menores números foram em Fundão, Mantenópolis, Iconha e Piúma. Todas essas cidades registraram quatro casos.

Em fevereiro de 2021, o Ministério da Saúde definiu como público prioritário da primeira fase da Campanha de Vacinação trabalhadores da saúde; pessoas maiores de 60 anos residentes em ILPIS; maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas; indígenas aldeados; e idosos acima dos 75 anos. As vacinas para idosos em ILPIs começaram a ser aplicadas em janeiro de 2021, tendo início, no Espírito Santo, no Abrigo à Velhice Desamparada Auta Loureiro Machado (Avedalma), em Cariacica.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/