Terça, 23 Abril 2024

Vacinação de idosos acima de 60 anos pode começar ainda nesta semana no Estado

23-03-orlei_nesioCreditosSesa Sesa
Sesa

O gerente estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, anunciou nesta terça-feira (23), junto com o secretário Nésio Fernandes, que a vacinação de pessoas entre 60 e 69 anos poderá ter início ainda nesta semana, já que é prevista a chegada de mais doses de imunizantes na quinta-feira (24). Ele ressalta que o Espírito Santo já chegou a 78% das pessoas vacinadas entre 70 e 74 anos e o início da imunização da próxima faixa etária depende de questões como a quantidade de doses que irão chegar ao Estado.

Em relação às faixas etárias menores, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que ainda não há previsão de vacinação devido à escassez de imunizantes, e que as vacinas já disponíveis devem ser utilizadas em primeira dose. "Precisamos que sejam aplicadas na população o mais rápido possível", destacou.

Nésio salientou que, mesmo vacinadas, as pessoas devem manter os protocolos sanitários. "Quem está vacinado tem que ter consciência de que vive em um espaço de ampla circulação do vírus", alertou.

Embora o número de casos de Covid-19 tenha aumentado nas faixas etárias entre 10 e 19 e 40 e 49, os idosos são os que mais morrem, segundo o secretário, que alertou a juventude para que tenha consciência de que está infectando os mais velhos. "É preciso que os jovens entendam que usar máscara não é capricho epidemiológico ou de sanitarista, é questão de amor próprio", defendeu.

Resultados da quarentena

Nésio Fernandes afirmou ainda ser precoce apontar resultados da quarentena, iniciada na última quinta-feira (18). Entretanto, relata que o governo esperava já ver redução da pressão assistencial com a diminuição de casos não relacionados à Covid-19, como os traumas, conforme registrado em 2020. No entanto, isso ainda não ocorreu.

Quatro ou cinco semanas

Nesta quarta-feira (24), anunciou Nésio, será publicada uma portaria que estabelece a disponibilização de dados de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas redes pública, filantrópica e privada.

O secretário acredita que nas próximas quatro ou cinco semanas a taxa de ocupação ainda não estará inferior a 80% e alerta para casos de pessoas que procuraram a rede privada, mas não conseguiram vaga, tendo que ir para outro estado ou para a rede pública.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 3

Etel Moura em Quarta, 24 Março 2021 08:24

Estou na faixa de 70 anos e não consegui fazer meu agendamento. O site vai até o final e não finaliza. Sou moradora de VV centro. E agora já estão falando na imunização de 60. Como fica isso?

Estou na faixa de 70 anos e não consegui fazer meu agendamento. O site vai até o final e não finaliza. Sou moradora de VV centro. E agora já estão falando na imunização de 60. Como fica isso?
Sergio da Costa Muniz em Quarta, 24 Março 2021 17:25

Será que Vila Velha tem prefeito ?
Não se consegue fazer o agendamento da vacinação, um sistema sem gestor, nunca funciona.
Nas demais prefeituras se consegue rápido.
Acorda prefeito o povo que te elegeu, estão querendo uma resposta.

Será que Vila Velha tem prefeito ? Não se consegue fazer o agendamento da vacinação, um sistema sem gestor, nunca funciona. Nas demais prefeituras se consegue rápido. Acorda prefeito o povo que te elegeu, estão querendo uma resposta.
Pedro Oliveira Gomes em Domingo, 04 Abril 2021 12:22

Alguém pode mim dizer quando será iniciada a vacinação acima de 60.

Alguém pode mim dizer quando será iniciada a vacinação acima de 60.
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/