Sábado, 04 Mai 2024

Mais de 83 mil pessoas já foram atendidas por profissionais do Mais Médicos no Estado

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, apresentou na manhã desta terça-feira, em Vitória, o impacto do programa federal Mais Médicos no no Estado. Os números foram apresentados durante o seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros que reuniu prefeitos e secretários de saúde do Estado. 
 
Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde em cidades capixabas que participam do programa aponta crescimento de 48% nas consultas por demanda agendada realizadas nas unidades básicas de saúde. Em janeiro de 2014, foram contabilizadas 41.577 consultas nessas localidades contra 28.090 no mesmo período do ano anterior, quando a população ainda não contava com o reforço desses profissionais.
 
Além do atendimento agendado, também foi observado aumento de 27,9% no número de consultas de cuidados continuados realizadas nas unidades básicas de saúde no Estado, saindo de 15.822 em janeiro de 2013 para 20.230 em janeiro de 2014.
 
Desde o início do programa, mais de 83 mil pessoas já foram atendidas por médicos do programa. Um exemplo é o da aposentada Vera Lucia Machado da Silva, que frequenta a unidade de saúde do bairro Ilha do Príncipe, em Vitória. Além de ser hipertensa, a aposentada desenvolveu problemas respiratórios que levaram à asma.
 
Para pegar os remédios para asma e para pressão alta, aposentada está sempre na unidade e é conhecida por toda a equipe. Ela considera que é bem tratada pela médica e recebe visitas com frequência da agente de saúde que faz o acompanhamento do seu caso. 
 
Vera Lúcia é acompanhada pela médica Laysa Campagnaro e que faz parte da equipe da unidade Ilha do Príncipe desde fevereiro deste ano. "Gosto da área de medicina da família e me sinto realizada quando posso atuar na prevenção de doenças, fazer um atendimento continuado, conversar e estar perto do paciente", explica Laysa.
 
Ela atende, em média, 24 pacientes por dia em consultas agendadas. A médica conta que a experiência tem sido importante para seu aprendizado. "Aqui você tem passagem por todas as doenças e não está preso a somente a uma especialidade. Isso é muito enriquecedor para o profissional", conta.  Ela diz, ainda, que gosta muito de fazer as visitas às famílias na região e que elas são tão importantes quanto os atendimentos no consultório para cuidar da saúde das pessoas.
 
Com informações do Ministério da Saúde

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/