Quinta, 25 Abril 2024

Mais Médicos: atuação dos profissionais atinge mais de 193 mil capixabas

Mais Médicos: atuação dos profissionais atinge mais de 193 mil capixabas
A atuação de 56 médicos do programa federal Mais Médicos atinge mais de 193 mil pessoas no Estado, segundo dados do Ministério da Saúde. Os profissionais brasileiros selecionados para a segunda fase do programa tiveram até esta segunda-feira (14) para se apresentar nas unidades de saúde para as quais foram designados. 
 
Com o término do módulo de avaliação que os médicos cubanos selecionados na segunda etapa do programa fazem em Guarapari, previsto para acabar em 25 de outubro, o quadro de médicos atuando na atenção básica à saúde no Estado deve aumentar. Os profissionais cubanos passam por aulas de Saúde Pública e Língua Portuguesa e também devem visitar unidades de atenção básica à saúde tanto em Guarapari quanto em municípios vizinhos, como Anchieta, no sul do Estado. 
 
A vinda dos médicos cubanos foi viabilizada por um acordo entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Em todo o País, cerca de dois mil profissionais foram recepcionados e passam pelos módulos de avaliação. 
 
No Espírito Santo 55 municípios aderiram ao programa - 71% do total de prefeituras do Estado. Juntas, estas cidades apresentaram demanda e capacidade para terem 510 médicos atuando na atenção básica.    
 
Em todo o País são 1.020 profissionais distribuídos em unidades de saúde do interior e nas periferias de grandes cidades, beneficiando mais de 3,5 milhões de pessoas. A maioria (61%) dessas pessoas vive nas regiões Norte e Nordeste.
 
A quantidade de famílias beneficiadas pelo Mais Médicos em todo país seria ainda maior com a atuação dos 237 estrangeiros que aguardam a emissão do registro profissional provisório por parte dos conselhos regionais de medicina. Esses médicos estão em unidades de saúde que cobrem 817 mil pessoas.
 
MP 621/2013
 
O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), confirmou para esta quarta-feira (16) a realização de votação da Medida Provisória (MP) 621/2013, que institui o programa Mais Médicos. A matéria está trancando a pauta da Casa. 
 
Calheiros afirmou que o Senado vai colaborar para que a MP seja rapidamente aprovada. A MP foi aprovada na Câmara dos Deputados na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 26/2013 na última quarta-feira (9) e foi lida na sessão do Senado de quinta-feira (10). Como o projeto chegou ao Senado 94 dias após a edição, o trancamento da pauta foi obrigatório.
 
O relator da matéria, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), apoiou integralmente o projeto aprovado na Câmara na última quarta-feira, que passou para o Ministério da Saúde a incumbência de emissão dos registros provisórios dos médicos com diplomas emitidos por instituições estrangeiras. A emissão era o principal motivo de impasse entre o governo federal e os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), que estavam negando os registros sem a prova de revalidação dos diplomas. O CRM-ES era uma das entidades que posicionaram contra a emissão dos registros provisórios.
 
 
 
 
  
 
 
 
   

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/