Domingo, 19 Mai 2024

Mais Médicos: médicos do programa federal começam a atuar no Estado nesta segunda

Os médicos que se inscreveram no programa do governo federal Mais Médicos começam a atuar no Estado nesta segunda-feira (2). De acordo com dados do Ministério da Saúde, os médicos selecionados escolheram trabalhar nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Guarapari,  Fundão e Viana.
 
Os profissionais devem ser alocados prioritariamente nas periferias da Capital e dos municípios da região metropolitana. Além daqueles contemplados na primeira etapa do programa, se inscreveram no Mais Médicos outros 55 municípios capixabas. 
 
A demanda dos municípios apontou que seriam necessários, pelo menos, 510 médicos para suprir a necessidade do Estado. Os 65 médicos que escolheram o Espírito Santo para atuar representam 12,5% da demanda. 
 
A senadora Ana Rita Esgário (PT) aponta que o programa confirmou a necessidade de mais médicos para atuarem no interior do País. Ela salienta que o desinteresse dos médicos brasileiros de ir para o interior, a carência de profissionais e a distribuição desigual desses profissionais nas mais diferentes regiões obrigam o governo a agir imediatamente para atender a população, principalmente a que mais necessita e está totalmente desassistida. 
 
A partir desta segunda-feira os novos médicos passam por uma capacitação de dois dias para conhecer melhor a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), os equipamentos de saúde dos municípios e a forma como deverão atuar nas comunidades. Na quarta-feira (4) eles iniciam o atendimento à população nas unidades de saúde. Em Vitória, Vila Velha e Serra, eles já sabem, inclusive, os locais em que irão trabalhar.
 
O município da Serra, que recebeu o maior número de indicações de médicos no programa no Estado, definiu que os médicos irão atuar, prioritariamente, em unidades básicas com déficit profissional ou localizadas em áreas de maior vulnerabilidade. Dos 21 inscritos, 18 estão confirmados. 
 
Já em Vila Velha, os oito novos médicos designados para o município vão possibilitar o preenchimento de todas as vagas que faltavam para o Programa de Saúde da Família (PSF) no município. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/