Sexta, 26 Abril 2024

Mais Médicos: novo grupo de cubanos chega ao Estado nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (11) um novo grupo de médicos cubanos que fazem parte do programa federal Mais Médicos chega a Vitória. Os profissionais vão ocupar as vagas ociosas da segunda etapa do programa. Até o fim da semana, cerca de 3 mil médicos devem desembarcar no País para dar início ao módulo de acolhimento e avaliação do programa. 
 
Os profissionais vão se concentrar em Vitória, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e São Paulo, participando do módulo de acolhimento e avaliação do Mais Médicos. A aprovação no curso é condição para a emissão do registro profissional provisório pelo Ministério da Saúde, sem o qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil.
 
Os médicos cubanos selecionados na segunda etapa do programa já começaram a ser deslocados para as unidades básicas de saúde do Estado. Em Cariacica, vão atuar mais de dez profissionais do programa federal, todos com uma média de 15 anos de experiência profissional. 
 
Os médicos irão trabalhar, a partir de segunda-feira, nas unidades de Alto Lage, Sotelândia, Operário, São Francisco, Oriente, Santa Fé, Santana, Santa Luzia, Bela Vista e Nova Canaã.
 
Ao todo, Cariacica recebeu 23 médicos do programa. Além dos 10 cubanos, o município conta com outros 13 brasileiros, que começaram a trabalhar em setembro. Todos atuam como clínicos gerais nas unidades de saúde de Nova Canaã, Vila Graúna, Jardim Botânico, Campo Verde, Valparaíso, Santa Bárbara, Novo Brasil, Nova Brasília, Rio Marinho, Porto de Santana e Cariacica Sede. 
 
Os profissionais do programa recebem bolsa mensal de R$ 10 mil e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Já o município é responsável pela moradia e alimentação.
 
A vinda dos médicos cubanos foi viabilizada por um acordo entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Em todo o País, cerca de dois mil profissionais foram recepcionados e passaram pelos módulos de avaliação na segunda fase do programa.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/