Sábado, 20 Abril 2024

​Movimento de Solidariedade a Cuba lança campanha pró-vacina Soberana

vacinacao_marcello_casal_jr_abr Marcello Casal/Abr

O Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba lançou na noite dessa terça-feira (2) a campanha "Mais vacinas – Soberana", o imunizante desenvolvido inteiramente pelo instituto Finlay, em Havana, capital cubana, que inicia neste mês a terceira fase de ensaios clínicos. Participam da ação os estados do Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Brasília, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia, São Paulo, Paraíba, Minas Gerais e Espírito Santo, que já promoveu um evento na Praia de Camburi, em Vitória, no último domingo (28).

No lançamento, realizado virtualmente, ficou acertado que as entidades do Movimento de Solidariedade a Cuba no Brasil motivem a população, a comunidade cientifica, movimentos sociais, frentes populares e políticos. Fazem parte da campanha os deputados federais Helder Salomão e (PT) e Alexandre Padilha (PT-SP), médico e ex-ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff.

A campanha pode ser acessada no site www.vacina-soberana.com, desenvolvido pelo comitê carioca. Os participantes irão difundir o movimento por meio de visitas a autoridades, para que conheçam a vacina Soberana 2 e convencê-los da necessidade de fazer o testes clínicos da fase 3, e, posteriormente, da compra do imunizante.

A campanha prevê ainda pressão ao Congresso Nacional para a derrubada imediata do veto presidencial ao projeto de lei que permite aos estados e municípios comprarem as vacinas; e articulação no terreno científico e de figuras de destaque nacional nas artes e na política para superar as barreiras da mídia tradicional. 

Além disso, estão programadas lives e entrevistas com o infectologista cubano Yoneski Gutiérrez, o embaixador cubano no Brasil, Rolando Gómez Gonzáles, e o cônsul geral de Cuba em São Paulo, embaixador Pedro Monzón.

O deputado Helder Salomão colocou em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei 69/21, que já conta com mais de 30 adesões de parlamentares, visando a utilização da vacina Soberana 2. O assunto também é tratado entre a Universidade de Campinas (Unicamp), de São Paulo, e o Ministério da Saúde Pública de Cuba, além de contatos já realizados pelo ex-ministro Alexandre Padilha com a Embaixada de Cuba no Brasil.

Os organizadores do movimento entendem que o Brasil atravessa uma "situação inédita em sua história. O país que já foi referência mundial em campanhas de imunização hoje se encontra vivendo uma pandemia que cresce a cada dia ante a impossibilidade de uma vacinação massiva da nossa população". Nesse contexto, programam encontros a entidades de classe, médicos e ao secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. A programação inclui ainda lives, manifestações culturais, palestras e outros eventos, como carreatas.

O Instituto Finlay, que desenvolveu a vacina, possui experiência na produção de diversos imunizantes para o mercado interno e exportação, e terminou adequadamente todas as fases pré-clínicas. "A ideia é de que parte da fase III de estudo clínico da vacina seja realizada no Brasil, com a participação de alguma instituição do país com expertise em vacinas, o que poderia diminuir o tempo de aprovação pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]", explica material de divulgação da campanha. Cuba planeja realizar esta fase em mais de 150 mil pessoas em seu território e em outros países que já se candidataram.

"Entendemos que essa seja a forma mais rápida para a aprovação desta vacina no Brasil, além de termos a possibilidade de realizar um contrato preferencial, o que nos colocaria à frente na fila para a aquisição de imunizantes", explica o material da campanha, que destaca: "É importante ter em consideração que o Instituto Finlay prevê a produção somente neste ano de 100 milhões de doses da vacina Soberana 2".

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 2

Maria Socorro Vieira Da Silva em Sábado, 24 Abril 2021 17:55

Boa tarde!
Peço licença, para que me confirmem ou não se há um movimento de solidariedade à Cuba, para compra de seringas.
Vejam uma das publicações que está rolando no Facebook.
https://convencao2009.blogspot.com/2021/04/cuba-precisa-de-seringas-para-vacinar.html?m=1

Boa tarde! Peço licença, para que me confirmem ou não se há um movimento de solidariedade à Cuba, para compra de seringas. Vejam uma das publicações que está rolando no Facebook. https://convencao2009.blogspot.com/2021/04/cuba-precisa-de-seringas-para-vacinar.html?m=1
Fernando Amaral em Sexta, 14 Mai 2021 17:19

Também gostaria de saber essa resposta.
Não há nada oficial que confirme essa campanha pelas seringas...

Também gostaria de saber essa resposta. Não há nada oficial que confirme essa campanha pelas seringas...
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/