Quinta, 25 Abril 2024

Municípios capixabas iniciam vacinação de idosos entre 85 e 89 anos

covid_marcelo_camargo_abr Marcelo Camargo/ABr

Municípios capixabas iniciaram, nesta terça-feira (16), a vacinação da população idosa na faixa etária de 85 a 89 anos, conforme prevê a Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) número 13/2021. São os casos de Afonso Cláudio, Piúma, Sooretama, Serra, Cariacica, Pancas, Conceição do Castelo, Vila Pavão, Ponto Belo e Pedro Canário.

Na Capital do Estado, Vitória, e em Cariacica, as secretarias de Saúde abriram o agendamento online para vacinar os idosos e ainda trabalhadores ativos da saúde.

A Resolução Nº13/2021, da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), foi publicada no último dia 10 e atualizada em edição extra publicada no Diário Oficial desse sábado (13). O documento amplia o público-alvo para vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), seguindo o escalonamento de idades para idosos e a ampliação dos trabalhadores da saúde.

A decisão garante que, havendo nova disponibilidade de doses no Espírito Santo encaminhadas pelo Ministério da Saúde, seguirá a ordem prioritária: I. 85 a 89 anos; II. 80 a 84 anos; III. 75 a 79 anos; 
IV. 70 a 74 anos; V. 65 a 69 anos; e VI. 60 a 64 anos.

Estão contemplados ainda, entendendo como profissionais e trabalhadores da saúde, aqueles dos serviços exclusivos de saúde conforme Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNS), que atua em estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde como, por exemplo, fisioterapeutas, biólogos, psicólogos, trabalhadores do setor administrativo, motorista de ambulância e cuidadores de idosos.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, em Atenção Básica, clínicas e laboratórios, tendo que apresentar no ato da vacinação crachá, mais declaração do serviço de saúde que atua, contracheque, contrato trabalho, carteira de trabalho, carteira do conselho de classe. A resolução considera os estagiários em regime intensivo, com jornada semanal de 20 horas de trabalho direto em serviços de saúde.

A expectativa do governo do Estado é de que, a partir do final deste mês, todos os trabalhadores da saúde que atuam em unidades de saúde, como Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e outros serviços, já tenham alcançado o efeito imunizador da vacinação e que, a partir de março, passará a valer a obrigatoriedade de vacinação para que os trabalhadores acessem esses locais.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/