Sexta, 19 Abril 2024

'Não há registro de óbitos relacionados à variante Delta no Estado'

vacina_e_confia_nesio_rodrigo_araujo_governo_es Rodrigo Araújo/Secom

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou, em pronunciamento realizado nesta segunda-feira (9), que não há registro de óbitos relacionados à variante Delta no Estado, cuja circulação foi confirmada pelo Ministério da Saúde. "Trata-se da mesma doença, de uma variante mais transmissível, mas que encontra no Espírito Santo um avanço já muito importante da vacinação", diz o secretário.

Ao informar que não há mortes relacionadas à variante Delta, Nésio recordou que, "no entanto, temos quase 12 mil óbitos pelas demais variantes que circulam". O gestor aconselhou a população capixaba a não deixar de lado a vacinação. "Chegando a sua oportunidade de vacinar, vacine-se com a primeira dose. Chegando o momento de aplicar a D2, aplique a segunda dose, que é fundamental para ter toda a proteção que é desenvolvida pela vacinação", alertou.

A confirmação dos sete casos da variante Delta, segundo Nésio, não é "elemento que possa subsidiar um passo atrás nas decisões tomadas até agora". Ele defendeu "estratégias assertivas que diminuam o risco de transmissão", como uso de máscara e outras regras contidas nos protocolos sanitários. "Não é momento para shows dançantes, aglomeração nas ruas. Essas aglomerações podem comprometer conquistas importantes dessa retomada", destacou.

A confirmação da circulação da variante Delta no Espírito Santo foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em suas redes sociais, poucas horas depois de Nésio Fernandes informar que ainda não existia a confirmação, já que os resultados das análises permaneciam pendentes. Os municípios onde os casos foram registrados, porém, não foram divulgados.

"Reforço a necessidade de mantermos os cuidados e os protocolos de prevenção, sobretudo, vacinar-se na primeira oportunidade com a D1 e a D2. Diante de qualquer sintoma, mesmo vacinado, procure um ponto de testagem", destacou o governador.

No início da tarde desta segunda-feira, o secretário havia informado que 228 amostras biológicas foram encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e que aguardava o resultado do sequenciamento. A variante Delta já é registrada nos demais estados do Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro.

O secretário também relatou que os meses de agosto e setembro serão de transição, podendo haver mais flexibilizações, por exemplo, em relação à liberação de eventos e no que diz respeito à mudança no esquema de rodízio nas escolas, mas que isso dependerá de questões como a descoberta de novas variantes no Espírito Santo.

Ele recordou que, atualmente, a maioria das cidades capixabas está em risco baixo para Covid-19 e que, nessa situação, não há muitas limitações às atividades econômicas e sociais. Para ele, no atual contexto, "a responsabilidade recai mais sob os indivíduos, as instituições, os atores econômicos, do que sob o Estado".

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/