Sábado, 18 Mai 2024

Pacientes com Aids podem receber preenchimento facial e plástica pelo SUS

A Santa Casa de Misericórdia de Vitória voltou a oferecer acesso ao procedimento de preenchimento facial e plástica a pacientes com Aids que fazem uso de medicamentos antirretrovirais e sofrem de lipodistrofia. Esta é uma condição comum a esses pacientes, já que a lipodistrofia é um efeito colateral que altera a distribuição de gordura na barriga, costas, pescoço e nuca e perda de gordura nos braços, pernas, nádegas e face.
 
O hospital é o único centro de referência no Estado credenciado a oferecer este tipo de procedimento, além de cirurgias reparadoras. Com a volta de realização dos procedimentos, o Estado passa a ser um dos poucos que ofertam todos os procedimentos corretivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
A realização dos procedimentos havia sido paralisada no fim de 2012 pelo hospital depois que a fila de pacientes à espera do tratamento foi zerada. Além do preenchimento facial também são oferecidos aos pacientes na Santa Casa plástica no abdômen por lipoaspiração ou por incisão para a retirada de tecido gorduroso; redução mamária e lipoaspiração de giba (depósito de gordura na área abaixo do pescoço).
 
Desde 2006, a Santa Casa, além do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), o Hospital das Clínicas, já oferecem o procedimento de preenchimento facial a pacientes de Aids que têm atrofia muscular pelo uso dos antirretrovirais. 
 
Atualmente, no Espírito Santo, 4.110 pacientes fazem uso de antirretrovirais e são acompanhados nos 22 Serviços de Atendimento Especializados em HIV/Aids (SAE) do Estado.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/