Sábado, 18 Mai 2024

Reflexos das chuvas: Sesa é notificada sobre primeira morte por suspeita de leptospirose

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu a notificação da primeira morte suspeita por leptospirose, após as chuvas que caíram no Espírito Santo nas últimas duas semanas. O caso foi registrado na Grande Vitória e está sob investigação. 

 
Para confirmar a causa da morte, alguns exames serão realizados inclusive fora do Estado e a estimativa é que o resultado – confirmando ou não o caso – deverá ser divulgado em 30 dias. Diante do risco do aumento de casos de doenças causadas pelo contato com a água contaminada, a Sesa alerta a população a intensificar os cuidados de proteção.

 
Ainda sim, a Secretaria reconhece que apesar dos últimos dias de sol na Grande Vitória, muitos bairros e cidades ainda permanecem alagados. A orientação é para que as pessoas protejam os pés e as mãos para evitar contato com a água suja e com a lama. 

 
Outro ponto alertado pela Sesa, é a importância de ficar atento a sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo e náuseas. Sintomas que costumam se manifestar em casos de leptospirose, hepatite A e febre tifóide, principalmente se a pessoa entrou em contato com a água suja. 

 
“Se a pessoa não tiver bota, deve usar sapato fechado ou até colocar uma sacola plástica sobre o calçado e evitar que a pele entre em contato com a água que pode estar contaminada com urina de rato. O mesmo procedimento vale para as mãos e braços que devem estar envolvidos por luva ou sacola plástica para efetuar a limpeza das áreas”, divulgou a Sesa.

 
Segundo a Sesa, é preciso que as famílias atingidas por inundações aproveitem o período de estiagem para limpar os quintais e retirar entulhos ou qualquer outro objeto que possa servir de depósito de larvas para os mosquitos da dengue.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/