Sábado, 18 Mai 2024

??rgãos de controle confirmam infecção em hospital da Unimed-Vitória

O Ministério Público do Estado (MPES), por meio da 12ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória, recebeu na quinta-feira (21) retorno do ofício enviado ao Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (NEVS) e à Coordenação Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), solicitando informações sobre prováveis casos de infecção no Hospital Dia e Maternidade Unimed. 
 
Por meio do documento, o NEVS e CECISS afirmam ter concluído que a unidade está estruturada e atuante com o controle de infecções, porém foi confirmada a infecção hospitalar em três dos quatro casos suspeitos, sendo que, em um, a paciente acabou morrendo.
 
A inspeção solicitada pelo MPES, por meio de ofício encaminhado à Vigilância Sanitária Estadual em 31 de julho, também apontou a necessidade de ampliação do centro cirúrgico do hospital devido à grande demanda - a unidade de saúde realiza cerca de 650 cirurgias mensalmente.
 
A direção do hospital se comprometeu, no prazo de 180 dias, em reformar ou adequar o setor cirúrgico para atender à demanda atual. Em cinco dias úteis enviará à Sesa um plano de contingência para apresentar o gerenciamento dos produtos a serem reprocessados na adequação.
 
O MPES vai acompanhar os trabalhos que devem ser realizados no hospital.
 
Em julho deste ano, a 19ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória, especializada na defesa dos direitos do consumidor, instaurou um procedimento para apurar as condições higiênico-sanitárias da maternidade. O procedimento seguiu uma série de denúncias de supostas vítimas de infecção hospitalar contraída no hospital. 
 
Ao mesmo tempo a 3ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória, especializada na Saúde, também decidiu requisitar informações aos órgãos competentes para apurar se o hospital tem comissão de infecção hospitalar devidamente instituída e em funcionamento, e se tem alvará sanitário válido e regular.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/