Domingo, 19 Mai 2024

Samu 192 vai chegar a 58 municípios capixabas até 2014

Foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial do Estado a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu-192 - em 58 municípios capixabas - regiões sul, central e norte do Espírito Santo. O serviço virá acompanhado da criação de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), a implantação de Equipes Estratégicas Saúde da Família (ESF) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para trabalhar nas principais cidades destas regiões. 
 
De acordo com a publicação, o serviço irá atender 32 municípios da região central e norte e 26 da região sul do Estado. Junto com a publicação, o Secretário Estadual de Saúde, Tadeu Marino também publicou resoluções autorizando a implantação de uma UPA 24h, com recursos municipais, em Nova Venécia. No município também será implantada uma Equipe Estratégica Saúde da Família.  
 
A outra UPA-24 será construída em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. Já os agentes de saúde irão inicialmente para o município de Rio Bananal, na região Central. 
 
As medidas visam a atender à Política Nacional de Atenção às Urgências que institui a Rede de Atenção às urgências no Sistema Único de Saúde (SUS) e deverá, segundo especialistas, mesmo com o número pequeno de agentes da saúde e da família e apenas duas UPAs – 24h, minimizar a pressão sobre o serviço na Grande Vitória. 
 
Atualmente o SAMU está presente em 12 municípios capixabas: Anchieta, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Marechal Floriano, Piúma, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória, abrangendo 1.836.248 habitantes, que corresponde a 51,3% da população do Estado.
 
Com a expansão do serviço, de acordo com o calendário da Sesa, até o final deste ano o Samu 192 vai chegar a 10 cidades: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.
 
Até o final de 2014, a promessa é que atenda também os municípios das regiões central, norte e sul. 
 
Região norte: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiro, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. 
 
Região central: Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindemberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque Canaã, Sooretama e Vila Velha. 
 
Região sul: Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apia cá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Castelo, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/