Domingo, 19 Mai 2024

Seminário da área da saúde define pauta de luta das entidades

O seminário Saúde e Sociedade, promovido pelo Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública e realizado na Universidade Federal do Estado (Ufes), na última semana, gerou encaminhamentos com objetivo de aproximar as entidades de saúde e saúde mental da sociedade.  No seminário também foi lançada a Campanha Estadual contra a Privatização da Saúde Pública. 
 
A campanha tem o objetivo de alertar à população sobre os riscos das políticas privatizantes dos governos federal e estadual. Um exemplo apontado pelas entidades participantes é a adoção do modelo de administração de hospitais públicos por Organizações Sociais de Saúde (OSS). 
 
No Estado, as gestões dos hospitais Dório Silva e Jayme Santos Neves, na Serra, e São Lucas, em Vitória, foram ou vão ser – no caso do São Lucas, prestes a ser reinaugurado – a OSS. Já a gestão do Hospital Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), o Hospital das Clínicas, foi entregue à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o que vem sendo contestado Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF). 
 
Durante o seminário também foram aprovados encaminhamentos referentes às áreas de saúde e saúde mental. Os integrantes das entidades que compõem o fórum propuseram a ideia de fomentar a realização de assembleias populares de Saúde com o objetivo de envolver a sociedade no debate em torno da saúde pública. 
 
Os participantes também sugeriram que seja criada uma comissão de Controle Social, responsável tanto pela formação de conselheiros, quanto pelo acompanhamento e monitoramento do Conselho Estadual de Saúde (CES-ES) e dos conselhos municipais. 
 
Em relação à saúde mental, os membros do fórum devem mapear e tentar uma maior aproximação com movimentos sociais e grupos de estudos da área; e acompanhar os projetos de lei referentes à saúde mental que tramitam no Estado e nos municípios. 
 
As entidades também deliberaram a realização de um terceiro ato pelo fechamento da Clínica Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado) e do Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), o antigo Adauto Botelho, em Cariacica. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/