Quinta, 25 Abril 2024

Seminário vai debater caráter público da saúde e universalização do SUS

O Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública vai realizar nos próximos dias 15 e 16, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), um seminário para discutir com a sociedade as bandeiras que norteiam regional e nacionalmente o movimento de luta em defesa da saúde pública. A entidade é conhecida pela luta contra o “desmonte do SUS” através de modelos de gestão envolvendo organizações, fundações estatais de direito privado e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). 
 
A entidade também defende a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a saúde pública; a estruturação das redes de atenção básica na perspectiva de fortalecer a promoção da saúde e a prevenção de agravos; se posiciona contra a privatização do Hucam pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH); contra a Rede Abraço; e é a favor do fortalecimento das Redes de Atenção Psicossocial.
 
“A resistência dos que acreditam na organização e na luta coletiva é ousada e bonita de se viver. Foi na luta e na ousadia que o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública nasceu em Setembro de 2012. E fiel a estes princípios se organiza e lança o Seminário "Saúde e Sociedade: Contra a Privatização da Vida!" na intenção de avançar”, declarou a entidade no texto de convocação para o evento. 
 
O seminário é organizado pelo Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, célula regional de uma frente nacional que luta contra a privatização da saúde e defende o SUS integralmente público, estatal, gratuito, universal e de qualidade.
 
Para a entidade, é preciso defender o caráter pública da saúde e a efetivação do SUS como parte de um projeto de sociedade em que todos tenham as mesmas condições para uma vida digna.
 
“Afirmamos, com contundência, que os problemas enfrentados pelo SUS não estão centrados no seu modelo de gestão (descentralizado, com uma rede regionalizada e hierarquizada de serviços, com acesso universal e integral aos mesmos, com financiamento tripartite e controle social), ao contrário, a inexistência das condições materiais necessárias à efetivação do modelo constitui o principal problema a ser enfrentado”, declarou a entidade. 
 
O seminário contará com debatedores como a pós-doutora em Serviço Social e professora da UFRJ Sara Granemann; o estudante de psicologia da Ufes, José Anésio Fernando do Vale; a pós-doutora em Serviço Social e professora da UFAL, Maria Valeira Correia e com a mestre em Serviço Social e professora da Ufes, Fabíola Xavier Leal.
 
O evento também prevê a participação de grupos de trabalho com os temas: controle social; política de saúde mental; saúde do trabalhador no SUS; modelo privatizante da saúde e determinantes do processo saúde/doença.
 
Serviço:
 
Data: 15
Local: IC-2 CCHN-Ufes
Horário: a partir das 18h
 
Data:16
Local: IC-2 CCHN-Ufes
Horário: a partir das 8h

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/