Quinta, 28 Março 2024

Sesa acredita que ocupação de UTI´s irá duplicar nas próximas semanas

so-mateus-guriri-_20220103-145307_1 Redes Sociais/ Prefeitura de São Mateus
Imagens das festas de Réveillon em Guriri, São Mateus. Foto: Redes sociais/Prefeitura de São Mateus.

O Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, manifestou preocupação com o avanço da Covid-19. Em uma publicação nas redes sociais neste domingo (02), o representante da pasta alerta para os perigos das grandes exposições ao vírus nas festas de fim de ano, apontando que a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pode duplicar nas próximas semanas epidemiológicas.

Ao repostar a foto das aglomerações em São Mateus, norte do Estado, Nésio explicou que, apesar das indicações que a variante ômicron provoca menos quadros graves da doença, o cuidado deve ser mantido. O primeiro caso da variante foi identificado no Estado no dia 22 de dezembro. "Menos não é o mesmo que 'não provoca'. Se todo mundo se oferecer ao vírus ao mesmo tempo, em poucas 'semanas epidemiológicas', teremos uma nova fase deste "desastre epidemiológico", declarou.

O secretário acredita que o risco de se ter novas ondas da doença como as anteriores é baixo, mas há sim a possibilidade de um aumento do número de internações em enfermarias e do impacto na ocupação das UTI's. Para ele, a circulação da variante Ômicron no Brasil é maior do que é apontado na quantidade de resultados de sequenciamento genético.

"Chegamos a ter quase 2.000 pacientes com COVID19 internados no Espírito Santo, hoje temos 161 em UTIs na rede pública. Duplicar o impacto atual não desenhará uma onda equivalente às anteriores, mas não será menos desastroso para as vidas que serão perdidas", enfatizou.

Outra preocupação do secretário é com o impacto da variante nas crianças, que só devem começar a ser vacinadas na segunda quinzena de janeiro, quando os imunizantes chegarão nos municípios capixabas. "Vamos levar até mar/abr [março ou abril] para cobri-los com D2 [segunda dose]. Tarde, para evitar impacto da ômicron em idades pediátricas, caso se repita o cenário de outros países", analisou.

O ano de 2022 também começa com a circulação simultânea de outras doenças no Brasil, o que também é outro ponto de atenção na saúde capixaba. "Lembro que a influenza e o VSR [Vírus sincicial respiratório] circulam com impacto nas idades pediátricas, serão 3 importantes agentes em circulação comunitária simultânea no Espírito Santo ao longo do primeiro trimestre do ano novo. Sem falar das arboviroses, que também 'voam' neste período", afirmou.

Vacinação, testagem e atenção

Para Nésio Fernandes, o caminho para passar por esse cenário de risco é o investimento na vacinação e na testagem. De acordo com ele, o Espírito Santo vacinou com duas doses 99,8% dos idosos e já alcançou 80,37% da dose de reforço neste público, mas 1.3 milhão de crianças e adultos não estão vacinados ou só receberam a 1° dose, o que pode aumentar os riscos de infecções e internações.

"Precisamos com urgência (estou falando de ainda no mês de janeiro de 2022) de medicamentos eficazes incorporados e disponíveis no SUS. Já temos vários disponíveis no Brasil aprovados pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], outros em uso no exterior e que podem ser opção de incorporação (...) Precisamos avançar rapidamente na primeira quinzena de janeiro na D2 dos atrasados e na D3 em todos os que estão aptos, nestes podemos reduzir radicalmente o impacto da ômicron. As vacinas funcionam, só que precisam chegar no ombro de todos e no tempo certo da 2ª e da 3ª doses", alertou.

Outro ponto de enfrentamento é a testagem. Nésio informou que, no Espírito Santo, há uma ampla disponibilidade de testes de RT-PCR e de antígenos, mas os mais de 309 pontos de testagem disponíveis no Sistema Único de Saúde (Sus) estão ociosos.

O secretário adiantou que, em janeiro, mais de 1.5 milhão de testes rápidos estarão disponíveis no Espírito Santo e, a partir desta semana, os resultados dos exames de antígenos serão enviados por correio eletrônico. No momento, a notificação é enviada por SMS e os resultados de exames RT-PCR também podem ser consultados e agendados no site http://agendamento.saude.es.gov.br.

"Enfrentamos esse momento com ampla disponibilidade de vacinas, testes, sabendo que as máscaras incrementam proteção, e que se oferecer ao vírus não é opção de saúde pública e muito menos opção individual para ninguém (...) Existe um cenário de risco incrementado, temos sobreposições de doenças e uma nova variante. Vacine-se, use máscaras, evite as aglomerações, principalmente a dos ambientes cheios e fechados e com pessoas sem máscaras. Diante de qualquer sintoma: isole-se e procure a testagem", orientou.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/