Segunda, 29 Abril 2024

Sesa orienta pais a aguardarem novas doses pediátricas para iniciar vacinação

vacina criancas _ foto governo federal Governo federal
Governo federal

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orienta às famílias que ainda não iniciaram a imunização dos bebês e crianças com idades entre seis meses e quatro anos, que aguardem a chegada de novas doses pediátricas, a partir do Ministério da Saúde, para então iniciaram o esquema vacinal dos pequenos. Em nota, a pasta estadual confirmou o desabastecimento desse imunizante no Espírito Santo, em função da situação encontrada em Brasília.

"A Secretaria aguarda o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde para regularizar o estoque de Pfizer pediátrica e Pfizer baby. O órgão federal sinalizou o envio de novas doses para este mês de janeiro. As doses da Pfizer baby disponíveis em estoque no momento estão direcionadas para a complementação do esquema primário, com envio aos municípios sob orientação de uso para a D3".

Por isso, "a Sesa orienta aos pais e responsáveis de crianças de 6 meses a 11 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal, que aguardem a chegada de novas doses e a distribuição aos municípios. E orienta também àqueles com mais de 12 anos, que busquem os serviços de vacinação para atualização do esquema vacinal".

Já para o público adulto e jovem, não há desabastecimento. "A vacinação se mantém normalizada neste público, com municípios abastecidos com doses de Pfizer adulto e Astrazeneca. A Sesa ressalta ainda que há o registro de baixa procura por parte deste grupo à vacinação, em especial pelas doses de reforço".

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (6), a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, a epidemiologia e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ethel Maciel informou a falta de imunizantes como herança do governo anterior. "Nós recebemos esse ministério com desabastecimento de vacinas pediátricas, infantis, e com abastecimento de vacinas do público adulto".

Para contornar o problema, a equipe do novo ministério está negociando com a empresa Pfizer para regularizar os estoques. "Temos em torno de 4,2 milhões de vacinas para o público de seis meses a quatro anos. A previsão de chegada é no final de janeiro, mas vamos tentar adiantar. Do público de cinco a onze anos, também com a Pfizer temos previsão de pouco mais de quatro milhões de doses até o fim do mês e vamos negociar para adiantar esse prazo também".

A secretária lembra que houve uma ampliação de possibilidade de vacinação de todas as crianças, incluindo as sem comorbidades, por meio de uma nova nota técnica do ministério, mas não há doses suficientes disponíveis.

A nova gestão, disse, também está restabelecendo uma relação harmônica com os estados e municípios, situação que havia sido desfeita durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), quando os entes subnacionais tiveram muita dificuldade em fazer a gestão da pandemia, sem uma coordenação e um apoio federal. Nesse sentido, reuniões com os conselhos nacionais de secretários estaduais e municipais de saúde (Conass e Conasems) têm sido realizadas.

"Compreendemos a relação com o Conass e Conasems, que é de parceria. Não há relação hierárquica, é tripartite, onde os três entes da federação precisam se comprometer com as ações e estratégias desse novo governo e o ministério que a nossa ministra Nísia acaba de assumir e que tem a vacinação como foco principal e a ampliação das coberturas que estão lastimáveis".

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/